Um dos possíveis candidatos a prefeitura de em 2020, o deputado estadual (PSDB) fez um pedido oficial para saber como a prefeitura da cidade irá pagar o 13º salário dos servidores públicos municipais neste ano. O pedido é endereçado a prefeita Délia Razuk (PTB) e ao secretário de Fazenda, Carlos Dobes.

No texto do requerimento, que já foi entregue a mesa diretoria da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), é perguntado se já há previsão de pagamento da primeira e da segunda parcela do 13º, e se já existe em caixa o recurso necessário para cumprir o compromisso com os servidores.

“Considerando o escalonamento de pagamento do salários dos servidores públicos de Dourados, a prefeitura tem recursos para honrar com o 13º salário?”, questiona Marçal no documento, que ainda depende de aprovação do Plenário para ser emitido. A proposição está atualmente aguardando entrada na pauta de discussões.

Já na justificativa do pedido, o deputado aponta que há servidores temendo passar o final de ano sem o 13º salário, com a realização inclusive de protestos contra a possibilidade. Além disso, o salário vem sendo escalonado desde junho.

Segundo Marçal, em outubro o depósito para 5.609 servidores que ganham até R$ 4.050 líquido foi feito no dia 7 de novembro, mas os servidores da com salário de até R$ 3.055 foi feito com recursos do Fundeb. “Outros 1.528 servidores só receberam seus salários no dia 15 de novembro”, aponta o deputado estadual.

O fato dos salários terem sido pagos no fim do ano passado usando recursos da Cosip (Contribuição do Custeio do Serviço de Iluminação Pública) também foi relembrado por Marçal, assim como o fato de tal vinculação de receita ter sido vetada pela Justiça.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Dourados para saber se há um posicionamento sobre a questão, mas até o fechamento desta matéria não obteve êxito. Assim que houver algum retorno, o mesmo será acrescentado.

O nome de Marçal Filho já foi ventilado várias vezes como um dos principais nomes a concorrer a prefeitura de Dourados pelo PSDB, inclusive sendo apontado pelo próprio presidente da legenda, Sérgio de Paula, como pré-candidato do partido. Porém, em ocasiões anteriores Marçal negou que vá concorrer ano que vem.