Pular para o conteúdo
Política

Pivô em crise do BNDES é 2º de MS a perder cargo por ‘rótulo de esquerda’

Pivô da crise que resultou em pedido de demissão do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o advogado Marcos Barbosa Pinto é o segundo nome de Mato Grosso do Sul a perder cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL) após receber ‘rótulo de esquerda’. Em janeiro, a administradora Desire Queiroz havia […]
Arquivo -
Foto. Reprodução.
Foto. Reprodução.

Pivô da crise que resultou em pedido de demissão do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o advogado Marcos Barbosa Pinto é o segundo nome de Mato Grosso do Sul a perder cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL) após receber ‘rótulo de esquerda’.

Em janeiro, a administradora Desire Queiroz havia sido cotada pela ministra Damares Alves para compor quadro na Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, mas foi descartada antes mesmo de assumir por um post feito em suas redes sociais em defesa da vida e que mencionava a vereadora carioca assassinada, Mariele Franco (PSOL). Interlocutores da titular sinalizavam que Damares Alves temia “desgaste político” com a nomeação de Desire por conta de seu posicionamento.

No caso de Marcos, a polêmica veio do próprio presidente após sua indicação como diretor da área de mercado de capitais do banco. “Eu já estou por aqui com o Levy. Falei pra ele demitir esse cara [Marcos] na segunda-feira ou eu demito você, sem passar pelo [ministro da Economia] Paulo Guedes”, afirmou Bolsonaro no sábado (15).

No final do mesmo dia, o advogado divulgou sua carta de renúncia, logo após ter tomado posse no cargo. A causa do descontentamento de Bolsonaro seria a atuação de Marcos no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No domingo (16), o presidente do BNDES, Joaquim Levy, que havia feito a indicação de Marcos, também pediu demissão.

O episódio desencadeou nova crise no Governo Federal. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou a mencionar a saída de Levy e de Marcos como perda para o Brasil e avaliou a postura do presidente como uma ‘covardia sem precedentes’.

Descartou carreira política 

Marcos Barbosa Pinto nasceu e morou por 15 anos em . O advogado é filho de Almiro Pinto Sobrinho, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal. A ironia é que desde o início de sua atuação, Marcos descartou carreira política e após a adolescência saiu de MS para dar início à trajetória como advogado.

O advogado foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) junto ao Ministério do Planejamento de Lula, em 2004. Depois, atuou como assessor da diretoria e chefe do gabinete da presidência do BNDES em 2005 e 2006, ainda durante o mandato de Lula. Também foi o mais jovem diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais, até 2010.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro