Pivô em crise do BNDES é 2º de MS a perder cargo por ‘rótulo de esquerda’
Pivô da crise que resultou em pedido de demissão do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o advogado Marcos Barbosa Pinto é o segundo nome de Mato Grosso do Sul a perder cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL) após receber ‘rótulo de esquerda’. Em janeiro, a administradora Desire Queiroz havia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pivô da crise que resultou em pedido de demissão do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o advogado Marcos Barbosa Pinto é o segundo nome de Mato Grosso do Sul a perder cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL) após receber ‘rótulo de esquerda’.
Em janeiro, a administradora Desire Queiroz havia sido cotada pela ministra Damares Alves para compor quadro na Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, mas foi descartada antes mesmo de assumir por um post feito em suas redes sociais em defesa da vida e que mencionava a vereadora carioca assassinada, Mariele Franco (PSOL). Interlocutores da titular sinalizavam que Damares Alves temia “desgaste político” com a nomeação de Desire por conta de seu posicionamento.
No caso de Marcos, a polêmica veio do próprio presidente após sua indicação como diretor da área de mercado de capitais do banco. “Eu já estou por aqui com o Levy. Falei pra ele demitir esse cara [Marcos] na segunda-feira ou eu demito você, sem passar pelo [ministro da Economia] Paulo Guedes”, afirmou Bolsonaro no sábado (15).
No final do mesmo dia, o advogado divulgou sua carta de renúncia, logo após ter tomado posse no cargo. A causa do descontentamento de Bolsonaro seria a atuação de Marcos no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No domingo (16), o presidente do BNDES, Joaquim Levy, que havia feito a indicação de Marcos, também pediu demissão.
O episódio desencadeou nova crise no Governo Federal. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou a mencionar a saída de Levy e de Marcos como perda para o Brasil e avaliou a postura do presidente como uma ‘covardia sem precedentes’.
Descartou carreira política
Marcos Barbosa Pinto nasceu e morou por 15 anos em Amambai. O advogado é filho de Almiro Pinto Sobrinho, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal. A ironia é que desde o início de sua atuação, Marcos descartou carreira política e após a adolescência saiu de MS para dar início à trajetória como advogado.
O advogado foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) junto ao Ministério do Planejamento de Lula, em 2004. Depois, atuou como assessor da diretoria e chefe do gabinete da presidência do BNDES em 2005 e 2006, ainda durante o mandato de Lula. Também foi o mais jovem diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais, até 2010.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.