Pular para o conteúdo
Política

Pivô em crise do BNDES é 2º de MS a perder cargo por ‘rótulo de esquerda’

Pivô da crise que resultou em pedido de demissão do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o advogado Marcos Barbosa Pinto é o segundo nome de Mato Grosso do Sul a perder cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL) após receber ‘rótulo de esquerda’. Em janeiro, a administradora Desire Queiroz havia […]
Arquivo -
Foto. Reprodução.
Foto. Reprodução.

Pivô da crise que resultou em pedido de demissão do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o advogado Marcos Barbosa Pinto é o segundo nome de Mato Grosso do Sul a perder cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL) após receber ‘rótulo de esquerda’.

Em janeiro, a administradora Desire Queiroz havia sido cotada pela ministra Damares Alves para compor quadro na Secretária Nacional de Juventude do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, mas foi descartada antes mesmo de assumir por um post feito em suas redes sociais em defesa da vida e que mencionava a vereadora carioca assassinada, Mariele Franco (PSOL). Interlocutores da titular sinalizavam que Damares Alves temia “desgaste político” com a nomeação de Desire por conta de seu posicionamento.

No caso de Marcos, a polêmica veio do próprio presidente após sua indicação como diretor da área de mercado de capitais do banco. “Eu já estou por aqui com o Levy. Falei pra ele demitir esse cara [Marcos] na segunda-feira ou eu demito você, sem passar pelo [ministro da Economia] Paulo Guedes”, afirmou Bolsonaro no sábado (15).

No final do mesmo dia, o advogado divulgou sua carta de renúncia, logo após ter tomado posse no cargo. A causa do descontentamento de Bolsonaro seria a atuação de Marcos no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No domingo (16), o presidente do BNDES, Joaquim Levy, que havia feito a indicação de Marcos, também pediu demissão.

O episódio desencadeou nova crise no Governo Federal. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, chegou a mencionar a saída de Levy e de Marcos como perda para o Brasil e avaliou a postura do presidente como uma ‘covardia sem precedentes’.

Descartou carreira política 

Marcos Barbosa Pinto nasceu e morou por 15 anos em . O advogado é filho de Almiro Pinto Sobrinho, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal. A ironia é que desde o início de sua atuação, Marcos descartou carreira política e após a adolescência saiu de MS para dar início à trajetória como advogado.

O advogado foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) junto ao Ministério do Planejamento de Lula, em 2004. Depois, atuou como assessor da diretoria e chefe do gabinete da presidência do BNDES em 2005 e 2006, ainda durante o mandato de Lula. Também foi o mais jovem diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), autarquia responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais, até 2010.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bielorrússia propõe nova usina nuclear para fornecer energia à Ucrânia ocupada pela Rússia

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

TCE-MS nega aumentar vagas e recorre para manter concurso sem cotas raciais: ‘Impraticável’

Torcidas organizadas vão ao CT do Corinthians cobrar melhor desempenho

Zelenski critica reação ‘fraca’ da Otan e diz que países têm medo da resposta da Rússia

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus faz pressão por multa de R$ 200 mil à Prefeitura por não aumentar tarifa a R$ 7,79

Corpo do arquiteto Kongjian Yu passa por necrópsia após autorização da Embaixada da China

Grupo que aplicou golpe no jogador ‘Gabigol’ é alvo de operação por lesar cooperativa em Campo Grande

Empreiteiro preso com Claudinho Serra ganha liberdade de ministro do STJ

Últimas Notícias

Famosos

Ex-ator de ‘Doctor Who’ é preso em Londres

Ator foi liberado após ser interrogado sob custódia

Cotidiano

Viu o Charlie? Família procura por golden desaparecido no bairro Nova Lima

Cão de 2 anos está desaparecido há um mês

Política

‘Carreira brilhante’, lembra Tereza Cristina sobre Cícero de Souza na Alems e TCE-MS

Cícero presidiu o TCE-MS por 14 anos e foi deputado constituinte em MS

Política

Audiência pública discute retomada do centro comercial de Campo Grande

Centro comercial sofre com esvaziamento, queda de clientes e falta de segurança