O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado (PSDB), afirmou que a “é uma realidade” e ano que vem começará a valer. A fala é em resposta aos protestos que ocorrem nesta terça-feira (12).

Ao menos 200 manifestantes foram primeiro na Governadoria, em , e agora, na Casa de Leis estadual. “Estamos ouvindo uma categoria a pedido de um deputado. Mas é muito difícil revogar. Como vamos revogar uma conquista para o nosso Estado?”.

Para Corrêa, a medida do governo é uma forma de criar turismo consciente e cuidado com o meio ambiente. “Um avanço”. “Hoje vamos ouvir os pescadores, a parti daí vamos ver como o Estado pode ajudar. Alguém vai ter que assumir o trabalho que eles faziam. Como vai ser feito esse pagamento ao trabalho deles. A casa é para conversar”.

A medida questionada limita a quantidade de pescado para pescadores amadores e mantém cota de 5 quilos de pescado e aumenta medida mínima para captura de exemplares. O MPF (Ministério Público Federal) recomendou que o governo estadual suspenda o decreto e refaça as pesquisas. Para o MPF, as medidas impactam a atividade de pescadores artesanais.

Segundo os manifestantes, isso vai prejudicar tanto os pescadores quanto comerciantes que vendem apetrechos de e peixes. Os manifestantes querem que o governo acate a recomendação do MPF.