No Dia Nacional dos Surdos, o pedagogo Adriano de Oliveira Gianotto, surdo, realizou um discurso em (Língua Brasileira de Sinais) nesta quinta-feira (26) na para pedir apoio dos deputados para proposição de leis de inclusão em Mato Grosso do Sul. A intérprete da Casa, Larissa Lima, fez tradução simultânea do discurso.

“Quando vou ao shopping, comércio, muitas vezes não consigo entender o que está acontecendo porque não há um profissional nesses lugares para se comunicar comigo. É preciso abrir o campo de visão para a comunidade surda no Estado. Existem várias dificuldades que precisamos enfrentar, como até mesmo ir a um hospital e tentar explicar o que estamos sentindo. Propostas como essa, de ter um intérprete para a gestante surda durante o parto, é fantástica. Quero lutar para que o Estado seja referência para pessoas com surdez”, explicou Adriano.

O pedagogo foi à Assembleia a convite do deputado estadual (PSL), que apresentou um projeto de lei de criação de escolas bilíngues. “Atualmente temos 225 alunos surdos nas escolas. Só em são 65, segundo dados da Secretaria de . A presença do tradutor de Libras é um direito da pessoa com deficiência e pode ser um incentivo para pessoas se profissionalizarem nesta área”, destacou. Em todo o Estado, são 12 mil pessoas surdas.

Primeiro secretário da Casa de Leis, o deputado (DEM), afirmou que é compromisso da Casa a garantia máxima dos direitos das pessoas deficientes, inclusive dentro do prédio da Assembleia.

“Tudo o que é possível a adaptação para pessoas com deficiência temos feito. Além das intérpretes de Libras, temos mudanças na estrutura para atender também aos deficientes físicos, como bebedouros adaptados, rampas. E em projetos de lei buscamos sempre proteger as pessoas com deficiência”, afirmou o parlamentar.