Política

Na reta final de agenda no Oriente Médio, ministra busca investimentos em logística

Na reta final de viagem de 12 dias no Oriente Médio, a ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) cumpriu agenda nos Emirados Árabes em busca de parcerias para investimentos em logística que ajudem a escoar a produção agropecuária brasileira. Na quinta-feira (19), ela esteve reunida com o diretor-geral da Agência de Agricultura e Segurança Alimentar […]

Danúbia Burema Publicado em 20/09/2019, às 17h24 - Atualizado em 07/07/2020, às 21h31

(Divulgação Mapa)
(Divulgação Mapa) - (Divulgação Mapa)

Na reta final de viagem de 12 dias no Oriente Médio, a ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) cumpriu agenda nos Emirados Árabes em busca de parcerias para investimentos em logística que ajudem a escoar a produção agropecuária brasileira.

Na quinta-feira (19), ela esteve reunida com o diretor-geral da Agência de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi, Saeed Al Amheri, para tratar de projetos de PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) de corredores ferroviários como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, importante para o escoamento da produção de grãos e transporte até os portos. 

Segundo dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), as exportações agropecuárias para os Emirados Árabes em 2018 somaram US$ 1,273 bilhão (2,121 milhões de toneladas). Os principais produtos foram carne de frango, açúcar, carne bovina , açúcar refinado, fumo e milho.

Em março deste ano, Brasil e Emirado Árabes assinaram Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos para simplificar investimentos bilaterais. Na conversa, os diretores da agência daquele país demonstraram interesse em firmar parceria com a Embrapa.

“Temos pressa. O Brasil ficou muito tempo fechado. Vamos diversificar nossos produtos, agregar valor às nossas exportações, e ousar nos projetos agropecuários”, disse a ministra, que fez convite para que eles retornem à Embrapa e aproveitem para conhecer a nova gestão do Governo Federal. Após a agenda, a comitiva da ministra seguiu para Dubai, onde ela cumprirá agenda neste final de semana antes retornar ao Brasil.

Jornal Midiamax