Pular para o conteúdo
Política

Caos na saúde de Dourados: Mandetta nega auditoria, mas diz que vai acompanhar recursos

Cumprindo agenda em Dourados nesta sexta-feira (18), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta informou que após muitas ‘excepcionalidades’, começará a acompanhar o sistema de saúde do município. “Não é nenhum…não vamos auditar. Vamos começar a colocar esse sistema num padrão de normalidade, já que a gente teve muitas excepcionalidades causadas por forças até alheias […]
Arquivo -
Ministro cumpriu agenda em Dourados nesta sexta-feira (18). (Renato Giansante)
Ministro cumpriu agenda em Dourados nesta sexta-feira (18). (Renato Giansante)

Cumprindo agenda em nesta sexta-feira (18), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta informou que após muitas ‘excepcionalidades’, começará a acompanhar o sistema de saúde do município.

“Não é nenhum…não vamos auditar. Vamos começar a colocar esse sistema num padrão de normalidade, já que a gente teve muitas excepcionalidades causadas por forças até alheias à saúde”, afirmou, durante coletiva de imprensa na prefeitura. Segundo Mandetta, o ministério tentará amenizar os problemas na cidade que, segundo ele, enfrenta crise histórica na saúde.

Para o ministro, o acompanhamento será um ponto de partida. “A gente não está aqui hoje pra falar tudo bem o mundo mudou, amanhã nós vamos amanhecer cor-de-rosa, não é isso. Mas pelo menos a gente está colocando tecnicamente o recurso. Sabe o que quer de volta do recurso. Vai medir cada uso desse recurso pra poder dar o retorno, ao mesmo tempo que a gente vai discutir”, detalhou.

Ele informou ainda que Dourados tem histórico de utilização dos recursos em que o teto do município muitas vezes não contabiliza. Assim, justificou o ministro, o serviço na prática acaba sendo oferecido, mas não consta na tela do Ministério da Saúde. “Então tem que trazer isso à tona: o que está na fundação e o que seria teto do município e o que seria receita da fundação. Eles não podem se misturar, é outro CNPJ. Então tem algumas questões que são técnicas que agora vão passar por um processo de maturidade, de leitura”, complementou.

Questionado sobre repasses federais para a saúde do município, Mandetta informou que desde o início da atual gestão do o envio de recursos está rigorosamente em dia. A prefeita Délia Razuk participou do evento com Mandetta e outras lideranças, mas não concedeu entrevista no final. Segundo informado por sua assessoria de imprensa, ela não estava se sentindo bem.

Reestruturação

Dentre as medidas para reestruturação do município, que segundo o ministro irão apenas amenizar os problemas, Mandetta listou o retorno de atendimentos no Hospital Evangélico, melhoria da atenção primária, aumento dos exames complementares para aumentar a resolutividade, fechamento de diagnóstico e aumento de recurso financeiro para custeio. Conforme o ministro, parceria técnica irá replanejar o atendimento em toda a região para ‘fazer no decorrer do tempo um sistema compatível com a importância e a essencialidade de Dourados e a região’.

Na avaliação dele, as falhas na saúde do município são históricas e resultado de falta de planejamento nos últimos anos. “Não houve precaução com o aumento populacional de toda a região. Não houve a construção dos polos regionais como havia sido previsto. Então você acaba colhendo o mau resultado porque ou não planejou ou planejou e não executou”, disse. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha