Pular para o conteúdo
Política

Ministra faz retrospectiva e anuncia viagem à Índia para tratar de etanol

A ministra Tereza Cristina (DEM) apresentou balanço do Ministério da Agricultura em 2019, em evento com a Frente Parlamentar Agropecuária na terça-feira (17). No encontro, ela anunciou a primeira agenda de 2020, quando irá à Índia tratar de parcerias no setor de produção de etanol. Na agenda em janeiro, ela acompanhará missão oficial com o […]
Arquivo -
(Mapa)
(Mapa)

A ministra (DEM) apresentou balanço do Ministério da Agricultura em 2019, em evento com a Frente Parlamentar na terça-feira (17). No encontro, ela anunciou a primeira agenda de 2020, quando irá à tratar de parcerias no setor de produção de etanol.

Na agenda em janeiro, ela acompanhará missão oficial com o presidente Jair Bolsonaro para tratar da ampliação do mercado com o país. “Um dos pedidos do primeiro-ministro [Narendra Modi] quando esteve aqui [na reunião de Cúpula do Brics] foi tratar de bioenergia”, adiantou a ministra.

Também será discutida a perspectiva de venda de carne de aves para os indianos. Neste ano, o país consumiu 5 milhões de toneladas de carne, montante superior aos 4 milhões de toneladas de carne de frango brasileiras exportadas para os outros países.

Ainda sobre 2019, a ministra apresentou dados de seu primeiro ano à frente da pasta. Entre os pontos destacados estiveram questões voltadas à ampliação e desburocratização do crédito rural, aumento das apólices de seguro rural, ações eficazes de defesa agropecuária, abertura de mercado externo para os produtos agropecuários e programas de incentivo à agricultura sustentável. Os detalhes podem ser conferidos clicando aqui. 

Metas 

Para 2020, a ministra apresentou como perspectivas a inclusão no campo com programas como o AgroNordeste e de regularização fundiária; agropecuária aliada à sustentabilidade, com ampliação do Plano de Agricultura de Baixo Carbono, cooperativismo e bioeconomia; e conectividade na área rural, por meio do Observatório da Agropecuária, que integra as mais diversas bases de dados apoiando os gestores públicos na tomada de decisões.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também participou da reunião e ressaltou a parceria entre as duas pastas, incluindo o programa para pagamento de serviços ambientais, bioeconomia, regularização fundiária e o zoneamento econômico e ecológico. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

Últimas Notícias

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem