Pular para o conteúdo
Política

Ministra aponta MS como vitrine de integração lavoura, pecuária e turismo ao mundo, diz Secretário

Em Bonito para assinar junto com Rússia, Índia, China e África do Sul a Carta de Bonito, a ministra da Agricultura Tereza Cristina promove o encontro em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (25) para mostrar ao mundo que o Brasil é exemplo de integração lavoura, pecuária e turismo, segundo aponta o Secretário da Semagro […]
Arquivo -
Compartilhar
Ministra e o secretário Jaime Verruck (Leonardo de França
Ministra e o secretário Jaime Verruck (Leonardo de França

Em para assinar junto com Rússia, Índia, China e África do Sul a Carta de Bonito, a ministra da Agricultura Tereza Cristina promove o encontro em nesta quarta-feira (25) para mostrar ao mundo que o é exemplo de integração lavoura, pecuária e turismo, segundo aponta o Secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

“Hoje o Estado tem 52% do total da produção exportado para a China, com celulose, e carne e ainda a possibilidade de abrir o mercado para o milho. A vantagem em ter a ministra aqui do Estado é ela trazer este encontro para que a gente possa mostrar o potencial de diversificação. A Índia, por exemplo, tem demanda para grão de bico, uma lavoura que estamos iniciando ainda aqui. Eles têm capacidade de absorção de 20, 30 milhões de tonelada ao ano”, destacou o secretário.

Para Verruck, o principal é mostrar o Estado como referência na integração de lavoura e explicar a sustentabilidade praticada no Brasil. “Hoje explicamos o que é uma Área de Preservação Ambiental, uma reserva legal. Mostramos aqui para eles, que têm desconhecimento muito grande da realidade do Brasil, passando uma imagem positiva para fora”.

Brics

Aglomerando cerca de 40% da população mundial, os ministros da Agricultura dessas nações terminaram nesta manhã de quarta a primeira reunião do encontro, realizado em Bonito. “A Carta de Bonito reflete tudo o que os cincos países o tem como meta conjunta na agricultura. Acabamos de concluí-la”, explica a ministra brasileira Tereza Cristina (DEM-MS).

Sul-mato-grossense, Tereza frisa que a expectativa é que as metas, se cumpridas, tragam muitos benefícios não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. “São políticas globais e em que os cinco países vão trabalhar em conjunto. No próximo ano a reunião será sediada na Rússia”, diz a ministra, que completa ainda sobre a reação dos ministros ao conhecer Bonito.

“Nada mais prazeroso do que trazer as delegações do Brics ao meu Estado e ainda em um lugar como esse, como Bonito. Eles estão encantados, não imaginavam que viriam para lugar como esse”, conclui. Nessa tarde, as delegações ainda vão conhecer o Aquário Natural, onde está prevista uma flutuação aquática. O evento foi fechado ao público e imprensa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados