Pular para o conteúdo
Política

Ministério do Meio Ambiente suspende contratos com ONGs por três meses

O Ministério do Meio Ambiente suspendeu todos os convênios e parcerias com ONGs (Organizações Não Governamentais) pelos próximos três meses. Medida desagradou algumas entidades e, afirmaram por meio de nota,  que a “medida pode trazer pode causar descontinuidade na gestão ambiental”. Segundo reportagem exibida na manhã de hoje no Bom dia Brasil (TV Globo), o […]
Arquivo -
Ministro do Meio Ambiente
Ministro do Meio Ambiente
Ministério do Meio Ambiente suspende contratos com ONGs por três meses
Reprodução/TV Globo

O Ministério do suspendeu todos os convênios e parcerias com ONGs (Organizações Não Governamentais) pelos próximos três meses. Medida desagradou algumas entidades e, afirmaram por meio de nota,  que a “medida pode trazer pode causar descontinuidade na gestão ambiental”.

Segundo reportagem exibida na manhã de hoje no Bom dia (TV Globo), o objetivo da decisão do ministro , de acordo com a pasta, é levantar quanto foi pago às ONGs no ano passado. O ministro também determinou que, daqui para frente, tudo o que for relacionado a ONGs passe por avaliação dele.

De acordo com o ministério, com base nesse levantamento, o chefe da pasta vai decidir quais convênios e parcerias terão continuidade.

Pela decisão, ficam suspensos por três meses os convênios e parcerias, incluindo termos de colaboração com ONGs firmados com os fundos administrados pelo ministério, também pelo Ibama, ICMbio e o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do .

A decisão de Salles converge com uma medida provisória, assinada no início do mês pelo presidente Jair Bolsonaro, que determinou a secretaria de governo monitore e supervisione ONGs e organismos internacionais.

Reação

ONGs ligadas à pasta reagiram à medida. Para as organizações, a decisão do ministro é ilegal e pode causar descontinuidade na gestão ambiental.

A ONG Observatório do Clima divulgou nota assinada em conjunto com outras oito entidades. “Fere o princípio da legalidade e levanta, sem elementos mínimos de prova, dúvidas sobre a idoneidade da sociedade civil”, afirma.

A nota afirma, ainda, que a medida só poderia ser tomada depois da abertura de processo administrativo, e que vai causar descontinuidade na gestão ambiental federal.

*Com informações da TV Globo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)