Após perder seis prefeitos para o DEM este ano, o MDB tem trabalhado para conquistar candidatos e disputar as prefeituras do interior de Mato Grosso do Sul. O partido já definiu os nomes em 32 cidades, de acordo com o deputado estadual Márcio Fernandes.

A legenda considera necessário disputar uma campanha majoritária, pois em 2016, não lançou nenhum candidato a prefeito em e não conquistou o número de votos esperado para eleger vereadores. Atualmente, apenas dois emedebistas ocupam cadeiras da Câmara Municipal: e

Segundo o deputado estadual, o MDB já definiu candidatos a prefeitos em 32 municípios, sendo duas reeleições. “Em Nova Alvorada do Sul, o Arlei e o Antônio, em Brasilândia. Não me recordo os nomes das outras cidades”. 

Conforme o deputado, a comitiva do partido tem andado o interior para filiar novos nomes. “Estamos andando o Estado, convidando as pessoas para disputar a política, vamos na próxima semana em Naviraí, Jardim, Maracaju e Nova Alvorada do Sul”.

Uma reunião do partido foi marcada para o dia 18 de novembro na Capital, para definição das eleições municipais. 

Em Dourados, segunda maior cidade do Estado,  conforme adiantou , o MDB tem discutido com o DEM para montar um projeto para a cidade e talvez deixar de disputar a cadeira de prefeito.