O ex-ministro e ex-deputado Carlos Marun participa na quinta-feira (24) da primeira reunião do Conselho de Itaipu Binacional, depois da decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que autorizou o retorno ao cargo federal. O encontro será em Foz do Iguaçu (PR).
Marun integra o conselho de administração com outras cinco pessoas. Além disso, no lado brasileiro, há o representante do Ministério das Relações Exteriores. Outros sete membros são do Paraguai. O colegiado é responsável pela análise, aprovação ou rejeição de atos da Diretoria Executiva da Itaipu Binacional.
O ex ministro foi nomeado no fim do mandato de Michel Temer (MDB) como conselheiro da Itaipu, mas foi afastado após o advogado catarinense Rafael Evandro Fachinello entrar com ação alegando ilegalidade na nomeação, o que foi acatado em segunda instância pelo desembargador Rogério Favreto, em medida liminar.
Em setembro, cinco meses após ser afastado, desembargadores do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) cassaram a liminar e liberaram o ex-ministro Carlos Marun para retornar ao cargo.