A bancada parlamentar do em Brasília (DF) vai definir na semana que vem as emendas que serão apresentadas no Orçamento de 2020 da União. Antes disso, os oito deputados federais e três senadores integrantes da bancada definiram que, cada um deles, vai eleger três prioridades a serem colocadas na mesa.

O método de trabalho foi acordado nesta quarta-feira (9), em reunião da bancada junto ao diretor-geral do (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Santos Filho, que conversou sobre a escassez de recursos federais destinados para a infraestrutura em Mato Grosso do Sul.

O projeto orçamentário anual não prevê nenhuma verba para o Estado na área – que fechou em R$ 12 bilhões para outros estados, tendo disponível metade disso.
“A prioridade são obras em corredores logísticos, obras próximas de serem concluídas, obras com entregas parciais e obras sem recursos de restos a pagar”, explica Santos Filho.

Entre as prioridades de emendas pedidas pelo chefe do DNIT – obras considerados estratégicos e com maior chance de aprovação do repasse – estão o asfaltamento da BR-419, no trecho do entroncamento da BR-163, em Rio Verde, com entroncamento da , em Aquidauana. O projeto está avaliado em R$ 70 milhões.

Nesse valor, estão inclusas a construção de 33 pontes, dois viadutos e 330 obras de drenagem. O projeto é considerado prioritário para o por reduzir custos logísticos para a produção, ligando Porto Murtinho ao norte do Brasil.