Foi oficializado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (9) a exoneração da ministra da Agricultura, (DEM). Assim, ela poderá retornar ao cargo de deputada federal por Mato Grosso do Sul e auxiliar na articulação do projeto, considerado essencial para o Governo, na Câmara Federal.

Além de Tereza, o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), também deixaram o comando de suas pastas para participar da votação, que deve acontecer ainda essa semana.

A expectativa é que eles retornem aos respectivos cargos no Legislativo já hoje, quando começa a discussão da reforma em plenário. Tereza esteve junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em Assunção, capital do Paraguai, participando de conversas relativas às relações de Mato Grosso do Sul com o país vizinho, principalmente no setor econômico.

Ontem (8), Reinaldo chegou a comentar o retorno de Tereza ao Congresso, afirmando que ela terá papel importante na aprovação da – que seria a primeira e destravarias de muitas outras que estão por vir.

Além de Reinaldo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também já se mostrou um admirador do trabalho da política sul-mato-grossense. Ao falar sobre sua participação no acordo entre União Europeia e Mercosul, ele se referiu à ela como o “Pelé” da comitiva que participou da negociação, e também a chamou de “mami poderosa”.