Pular para o conteúdo
Política

Governo do Estado aguarda aprovação do Plano Mansueto para buscar empréstimo

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (8) que aguarda a aprovação do Plano Mansueto para buscar recursos, através de empréstimos, para Mato Grosso do Sul. O plano faz parte de um pacote de reformas do Governo Federal que só devem ser colocadas em prática após a Reforma da Previdência. Segundo o chefe do […]
Arquivo -
Governador Reinaldo Azambuja (Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax)
Governador Reinaldo Azambuja (Foto: Leonardo de França/Jornal Midiamax)

O governador (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (8) que aguarda a aprovação do Plano Mansueto para buscar recursos, através de empréstimos, para Mato Grosso do Sul. O plano faz parte de um pacote de reformas do Governo Federal que só devem ser colocadas em prática após a Reforma da Previdência.

Segundo o chefe do Executivo sul-mato-grossense, a situação é acompanhada pelo Governo do Estado, que mantém conversas com a equipe econômica do Governo Federal, na tentativa de mudar ou adaptar algumas regras previamente estabelecidas.

“Estou só esperando votar o Plano Mansueto para bater na porta de vocês e pedir um empréstimo para fazer alguns investimentos em Mato Grosso do Sul”, disse Reinaldo, se referindo à equipe do Banco do presente no evento de apresentação do Plano Safra 2019/2020, em , na tarde desta segunda-feira (8).

Além disso, o governador afirmou que espera que algumas regras sejam alteradas na votação e, assim, os estados, incluindo o Mato Grosso do Sul, possam desenvolver ações tidas como “importantes e cruciais” para o desenvolvimento regional.

“A aprovação da Reforma da Previdência vai destravar outras, entre elas a tributária, reformas de simplificação de várias coisas que já estão em pauta no Congresso. São matérias essenciais para o desenvolvimento do nosso país”, finaliza Reinaldo.

Reinaldo não concedeu entrevista coletiva e não especificou valores e os setores podem ser beneficiados com o dinheiro contratado no Plano Mansueto, caso ele seja de fato aprovado e colocado em prática pelo Governo Federal.

Na sexta-feira (5) passada, o governador se encontrou no Parque dos Poderes com a líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), aproveitando para discutir justamente as reformas em pauta no momento.

Na ocasião, ela afirmou que, para que todas as outras avancem, primeiro a da Previdência deve passar. Reinaldo ainda revelou hoje que tem conversado com outros parlamentares sobre isso, entre eles a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (PSL), que esteve também presente na apresentação do Plano Safra.

Plano Mansueto

O Plano Mansueto – esse nome é em referência ao secretário do Tesouro Nacional, – pretende oferecer a estados e municípios empréstimos com garantia da União. Atualmente, apenas entes com capacidade de pagamento avaliado com notas A ou B conseguem a garantia. Com a plano, as unidades com nota C seriam inclusas.

Porém, será necessário que atenda algumas medidas fiscais para conseguir a inclusão. Mato Grosso do Sul é um dos estados que se beneficiariam com o plano. As outras 10 são Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás (todas do Centro-Oeste), Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins, Sergipe e Santa Catarina.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PRF apreende maconha, cocaína e recupera veículo na BR-267

Fundo indígena premiará projetos para atenuar mudanças climáticas

MS ao Vivo divulga datas de shows em Campo Grande; confira lista

mpms segurança mp

Após tratativa com MPMS, Santa Casa terá 90 dias para reformar pronto-atendimento

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Homem baleado durante briga em assentamento morre após 49 dias internado na Capital

Últimas Notícias

Brasil

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Oposição cita o registro de atas eleitorais sem assinaturas e a diferença entre pesquisas eleitorais

Emprego e Concurso

Comarca de Aparecida do Taboado abre processo seletivo de estagiários em Direito

Inscrições podem ser realizadas presencialmente na Secretaria do Foro

Brasil

Preço da cesta de produtos da Páscoa tem queda de 0,4% no país

Dos 11 produtos analisados, seis tiveram alta, e cinco

Esportes

Fifa define árbitros e inclui câmeras corporais no Mundial de Clubes

Fifa anunciou novidades como o uso de câmeras corporais pelos árbitros