Em missão comercial no norte da África e Oriente Médio, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, , cumpriu agenda em seu primeiro dia no , sua primeira parada. Ela foi recebida pela equipe da embaixada brasileira em Cairo, capital do país africano e forte mercado consumidor.

“Participei de um encontro com a delegação brasileira na residência oficial do Brasil. Na pauta, o trabalho para manter e ampliar nossas vendas de alimentos para o mundo”, comentou a ministra em seu perfil no Instagram.

A sul-mato-grossense explica também que a sexta-feira já é considerada um fim de semana no país – isso se deve ao dia sagrado, o conhecido sabá, ser na sexta-feira no Egito, que é de maioria islâmica e, por isso, possui semelhanças aos árabes.

“Fico no Egito até domingo à noite”, completa Tereza, dizendo ainda que a agenda dela vai incluir reuniões com autoridades locais e encontro com empresários, visando o debate sobre investimentos e perspectivas de negócios entre Brasil e Egito.

No domingo (15), ela terá um encontro com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, embaixador Ahmed Aboul Gheit, para tratar de infraestrutura e logística. Já o segundo destino será Riade, capital da Arábia Saudita. A ministra também se reunirá, nos dias 16 e 17, com empresariado e ministros do Governo.

Em 18 de setembro, na Cidade do Kuwait (Kuwait), Tereza Cristina e autoridades do país irão debater sobre alimentação, nutrição, e demais assuntos agrícolas. A viagem será encerrada nos Emirados Árabes Unidos, com encontros empresariais do setor de alimentos e de governo em Abu Dhabi e Dubai, de 19 a 22 de setembro.