Pular para o conteúdo
Política

Em entrevista, Simone reclama de interferência de Lorenzoni na eleição do Senado

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB), que se lançou oficialmente candidata a presidente do Senado na segunda-feira (21), reclamou de interferência do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni na eleição da Casa de Leis. Em entrevista à Folha de São Paulo, a parlamentar afirmou que o partido do ministro, o DEM, estaria interessado em uma […]
Arquivo -
Em entrevista, Simone reclama de interferência de Lorenzoni na eleição do Senado
(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

A senadora sul-mato-grossense (MDB), que se lançou oficialmente candidata a presidente do Senado na segunda-feira (21), reclamou de interferência do ministro da Casa Civil, na eleição da Casa de Leis. Em entrevista à Folha de , a parlamentar afirmou que o partido do ministro, o DEM, estaria interessado em uma candidatura “enfraquecida” do MDB.

De acordo com Simone, o DEM teria preferência por uma disputa com o senador (MDB-AL) por considera-lo “frágil” em virtude dos 18 inquéritos pelo qual o parlamentar enfrenta no STF (Supremo Tribunal Federal) – sendo que nove foram arquivados.

O partido do ministro colocou o nome do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para a disputa. “Por parte do DEM, já tive uma conversa, uma sinalização de que interessaria até para o DEM uma candidatura do Renan contra eles porque, mesmo com voto fechado [secreto], eles acham que poderiam ganhar do MDB. Isso é algo que está circulando dentro do Senado. A princípio, acho que eles estão equivocados”, disse Simone à Folha.

O MDB possui a maior bancada do Senado, com 12 parlamentares eleitos. Já o DEM possui sete cadeiras e é a terceira maior bancada eleita para a Casa.

Para Simone, essa interferência no partido teria o dedo de Lorenzoni. “Não tem como não ter. O que circula na Casa muito fortemente é que o DEM tem uma preferência por uma candidatura do MDB frágil porque o DEM quer a presidência do Senado. É o DEM, não o governo. Porque o governo quer a governabilidade”, declarou à reportagem. Mesmo assim a senadora não deixou de alfinetar o governo federal, lembrando que seu partido tem a maior bancada da Casa e que seria importante tê-lo como aliado na votação de projetos. “Não se vota uma reforma da Previdência sem ter a maior bancada apoiando”.

À Folha, a senadora de Mato Grosso do Sul afirmou que não é a candidata do governo, mas que não negaria caso recebesse apoio. Porém, frisou que só apoiará ações do governo as quais achar que será bom para o país.

“Meu problema não é com o governo. Estou dando o benefício da dúvida. Por enquanto é um movimento da bancada do DEM, que já tem três ministérios, disputa a presidência da Câmara e quer a presidência do Senado. Este é um momento em que você tem que ter a balança fiel da tripartição dos poderes”, disse.

O candidato do governo seria o Major Olímpio (PSL-SP), porém, ainda conforma a reportagem, ele deve recuar da candidatura.

A senadora ainda afirmou que pretende conversar com Renan Calheiros, mas, em caso de o partido optar por ele, não descartou a possibilidade de lançar uma candidatura independente da bancada. O MDB bate o martelo sobre o nome que disputará a presidência na próxima terça-feira (29).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Últimas Notícias

Sem Categoria

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Para o filho do ex-presidente, missão “está fadada ao fracasso”

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas