Remanescentes do concurso da Agepen lotam plenário da Assembleia
No calvário da nomeação, remanescentes do último concurso para cargo de agente penitenciário lotam o plenário da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), na sessão desta terça-feira (19). Eles querem que deputados sejam a ‘ponte’ entre os candidatos e o Governo Estadual. Apesar do Executivo ter prorrogado, em fevereiro, o prazo de validade […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No calvário da nomeação, remanescentes do último concurso para cargo de agente penitenciário lotam o plenário da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), na sessão desta terça-feira (19). Eles querem que deputados sejam a ‘ponte’ entre os candidatos e o Governo Estadual.
Apesar do Executivo ter prorrogado, em fevereiro, o prazo de validade do certame por mais 2 anos, grupo de cerca de 500 candidatos ainda aguarda publicação da nota, classificação e a tão sonhada nomeação em Diário Oficial.
Presidente do Sinsap (Sindicato de Agentes Penitenciários), André Garcia Santiago lembra que o déficit de pessoal nas carceragens estaduais pode elevar a sensação de insegurança e até mesmo por em risco a vida dos servidores da segurança pública.
Ele lembra que existiam cerca de 13,4 mil detentos em Mato Grosso do Sul, em 2015, mas em quatro anos, outros 4,7 mil foram inseridos no sistema carcerário, apesar do número de agentes pouco ter sido incrementado pelo Governo do Estado.
“Em quatro anos, o número de encarcerados subiu para 18,1 mil e, em compensação, o número de agentes passou de 1,2 mil para 1,6 mil”, alerta. Enquanto o Conselho Nacional de Segurança Pública recomenda um agente a cada 5 detentos, afirma, um agente estadual chega a cuidar sozinho de 66 detentos.
E a situação pode ser ainda mais grave. Conforme o sindicalista, agentes plantonistas, por vezes, são responsáveis pela vigia de até 900 detentos, no pavilhão de Segurança Máxima de Campo Grande, por isso clamam pela convocação dos remanescentes.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Governo autoriza contratação de 1,9 mil pessoas na Funai para atuar na desintrusão de terras indígenas
Contratações serão para apoio às ações de proteção e promoção dos direitos dos povos isolados e de recente contato e de proteção territorial
Novo presidente e diretores do Banco Central tomam posse
Nilton David assume o lugar que era de Gabriel Galípolo, o novo presidente
2024 foi o ano mais quente desde 1961 no Brasil e MS teve calor de 43°C
Mato Grosso do Sul atingiu temperaturas de 43,1°C e sensação térmica acima dos 46°C
Pela 2ª vez, detento ‘ouve vozes’ e mata companheiro de cela na Máxima
Autor do crime está preso por matar idosa e já assassinou outro colega de cela
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.