Pular para o conteúdo
Política

Em audiência, secretário diz que 2 mil hectares foram desmatados em 7 anos em Bonito

O secretário municipal de Turismo de Bonito – a 296 km de Campo Grande –, Augusto Barbosa Mariano, participou de audiência pública no Senado Federal, em Brasília (DF), sobre a situação das águas turbas da cidade. Durante seu discurso, ele afirmou que nos últimos sete anos 2 mil hectares foram desmatados no município. A audiência […]
Arquivo -
Senadores discutiram sobre o turvamento das águas dos rios de Bonito (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Senadores discutiram sobre o turvamento das águas dos rios de Bonito (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O secretário municipal de Turismo de Bonito – a 296 km de –, Augusto Barbosa Mariano, participou de no Senado Federal, em (DF), sobre a situação das águas turbas da cidade. Durante seu discurso, ele afirmou que nos últimos sete anos 2 mil hectares foram desmatados no município.

A audiência foi proposta pelos senadores (PSD) e Styvenson Valentim (Podemos-RN). Ela ocorreu nesta terça-feira (21), em conjunto entre as comissões de Meio Ambiente, Agricultura e Reforma Agrária e Desenvolvimento Regional e Turismo da Casa.

De acordo com o secretário, os dois maiores desafios do século 21 são o tratamento do lixo e da água. Ele também ressaltou que há 1.496 hectares em situação crítica de recuperação em Bonito. Para Mariano, o aumento da fronteira agrícola é outro problema significativo, embora já exista legislação específica e restritiva neste sentido.

“Nós temos o dever mínimo, como cidadãos, de entregar para gerações futuras um meio ambiente e uma natureza melhores do que recebemos das gerações passadas. Porque não as recebemos de herança de nossos pais, mas as pegamos emprestadas de nossos netos”, declarou o secretário, durante o evento.

Considerado um polo do ecoturismo mundial, Bonito é o principal município do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, tendo recebido mais de 200 mil visitantes em 2018, conforme relatório anual do OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito).

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Produtivo do Ministério do Turismo, Larissa Rodrigues Peixoto, disse que o ministério, desde sua criação, investiu cerca de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura na região. Ela afirmou também que o governo atua de acordo com as necessidades locais, sempre com apoio da prefeitura.

“A gente ainda não tem dados que revelam queda significativa [do turismo] causada pelos problemas ambientais, mas estamos cientes de que isso pode acontecer em breve. Entendemos ser importante essa discussão, inclusive, junto à área da agricultura, ao município, à população local, para que possamos entender os entraves e, assim, atuar de forma integrada e cooperada”, declarou a diretora.

Também presente na discussão, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), Maurício Saito, garantiu que não é o produtor rural quem causa turbidez nos rios. Segundo ele, há problemas pontuais em cada segmento do setor produtivo, que ainda precisam ser conhecidos e apontadas as possíveis responsabilidades.

A discussão ocorreu devido ao turvamento das águas do Rio Formoso e Rio da Prata, no final do ano passado. A situação ficou conhecida nacionalmente após reportagem do Fantástico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arcebispo Dom Dimas convida legislativo para Jubileu das Autoridades Civis

Corpo de homem encontrado em estação de esgoto no interior de MS é identificado

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Campo-grandense Judson garante vaga na convocação para a Liga das Nações Masculina 2025

Últimas Notícias

Polícia

Motorista sul-mato-grossense sai ileso após caminhão carregado afundar no Rio Paraná

O veículo estava carregado com cerca de 39 toneladas de fertilizantes

Polícia

Dupla é condenada a quase 50 anos de prisão pelo assassinato de Gabriel nas Moreninhas

Um dos réus, ‘Tantan’ negou participação no crime durante júri popular nesta quarta-feira (14)

Cotidiano

TJMS abre as inscrições para a 2ª Caminhada Todos por Elas

O evento busca mobilizar a sociedade na luta contra o feminicídio e na construção de um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres

Política

Na CPI das Bets, Soraya acusa influenciador Rico de promover vício em jogos on-line

Soraya é relatora da CPI das Bets