Dos 8 deputados de MS, 6 ficaram no mesmo bloco parlamentar na Câmara
Plenário da Câmara dos Deputados durante a posse dos parlamentares. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Três blocos parlamentares foram formalizados na Câmara dos Deputados, na sexta-feira (2), quando os parlamentares tomaram posse e foram eleitos os membros da . Entre oito os deputados eleitos por Mato Grosso do Sul, seis fazem parte do grupo de apoio ao governo Jair (PSL), que tem 301 deputados.

Rose Modesto, Beto Pereira e Bia Cavassa, do PSDB; e Luiz Ovando, do PSL; e Fábio Trad (PSD) fazem parte do maior bloco com 11 partidos, que ficou com os cargos mais nobres da Mesa e terá preferência do comando das comissões permanentes.

Já Dagoberto Nogueira (PDT), ficou no segundo maior bloco, que tem 105 deputados e, assim como o primeiro, apoiou o nome do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidir a Casa por mais dois anos.

Por fim, Vander Loubet (PT) ficou no bloco de oposição, com 97 deputados.

A formação de blocos também é importante porque as maiores bancadas terão preferência para escolher as comissões temáticas permanentes que pretendem comandar, além do número de cadeiras nos colegiados.

Veja abaixo como ficou definida a Mesa Diretora e blocos:

O bloco de apoio ao governo será composto por PSL (52), PP (38), PSD (35), MDB (34), PR (33), PRB (30), DEM (29), PSDB (29), PTB (10), PSC (8) e PMN (3).

O segundo maior bloco será formado por PDT (28), Pode (17), Solidariedade (13), PCdoB (10), Patri (9), PPS (8), Pros (8), Avante (7), PV (4) e Democracia Cristã (1).

O bloco de oposição será composto por PT (54), PSB (32), Psol (10) e Rede (1).

Dois partidos não integram nenhum bloco: Novo (8) e PTC (2).

*Com informações e gráficos da Agência Câmara

Dos 8 deputados de MS, 6 ficaram no mesmo bloco parlamentar na Câmara

 

Dos 8 deputados de MS, 6 ficaram no mesmo bloco parlamentar na Câmara