Política

Deputados votam hoje 16 comendas de Mérito e 10 títulos de cidadão sul-mato-grossense

Projetos sem grande relevância para o Estado estão pautados para votação na sessão desta terça-feira (1º). Entretanto, 26 projetos de resolução, sendo 16 de concedendo Comenda de Mérito Legislativo e 10 Títulos de Cidadãos sul-mato-grossenses, vão ser analisados pelos deputados. Entre homenageados, estão desembargador, prefeito, vereador, empresário, advogados e cantora. De acor...

Renata Volpe Publicado em 01/10/2019, às 08h34

Deputados aprovaram proposta em 1ª votação (Luciana Nassar, ALMS)
Deputados aprovaram proposta em 1ª votação (Luciana Nassar, ALMS) - Deputados aprovaram proposta em 1ª votação (Luciana Nassar, ALMS)

Projetos sem grande relevância para o Estado estão pautados para votação na sessão desta terça-feira (1º). Entretanto, 26 projetos de resolução, sendo 16 de concedendo Comenda de Mérito Legislativo e 10 Títulos de Cidadãos sul-mato-grossenses, vão ser analisados pelos deputados. Entre homenageados, estão desembargador, prefeito, vereador, empresário, advogados e cantora.

De acordo com a pauta do dia, as comendas a serem votadas são as seguintes: o presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), quer homenagear o desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior.

Renato Câmara (MDB) pretende dar comenda ao prefeito de Deodápolis, Valdir Luiz Sartor (DEM). Evander Vendramini (PP) quer homenagear o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB) e o presidente da Câmara de Vereadores de Corumbá, Roberto Gomes Façanha (MDB).

Onevan de Matos (PSDB) quer homenagear a professora Inês de Souza Barba; Lucas de Lima (SD) pretende conceder a Comenda de Mérito Legislativo à cantora Delinha e ao advogado, José Roberto Rodrigues da Rosa.

O deputado Gerson Claro (PP) fez projeto de resolução para prestar homenagem ao presidente da Santa Casa de Campo Grande, Esacheu Cipriano Nascimento e ao ex-prefeito de Água Clara, Silas José da Silva. 

O parlamentar José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), quer homenagear com a comenda, o delegado Lupersio Degerone Lucio; João Henrique Catan (PL) para o advogado Arthur Vasconcellos Dias Almeidinha e por fim, o deputado Herculano Borges (SD) criou projeto de resolução para homenagear o empresário e um dos sócios da TV Morena, André Luiz Carlarge Zahran. 

Títulos

Dentre os títulos de cidadão sul-mato-grossense, os parlamentares querem homenagear o médico veterinário e ex-presidente do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Osmar Pereira Bastos e o comerciante, Samir Nammoura. Os dois projetos são de Catan.

Lucas de Lima quer conceder o título ao deputado Evander Vendramini e ao gerente regional da Eucatur, Pedro Haiduck.

Projetos de lei

Estão pautados para segunda votação, os projetos do deputado Capitão Contar (PSL). Um trata sobre a mudança em Licitações e Contratos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado e o outro sobre a criação de Escolas Bilíngues para Surdos, no Estado.

Renato Câmara propôs projeto para instituir a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos Humanos para Transplantes; Antônio Vaz (Republicanos),  institui o Dia da Juventude Evangélica; Catan pretende modificar o calendário de eventos do Estado, alterando a nomenclatura de divisão para criação do Estado.

Jornal Midiamax