Pular para o conteúdo
Política

Deputados avaliam criar comissão externa para acompanhar situação de barragens

Como há barragens em diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, os deputados federais já trabalham com a possibilidade de criação de uma comissão externa na Câmara Federal para contribuir na prevenção de novas tragédias e crimes ambientais. E até já se fala na criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Deputados avaliam criar comissão externa para acompanhar situação de barragens
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros-MG)

Como há barragens em diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, os deputados federais já trabalham com a possibilidade de criação de uma comissão externa na Câmara Federal para contribuir na prevenção de novas tragédias e crimes ambientais. E até já se fala na criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o que aconteceu em , região metropolitana de (MG) na sexta-feira (26) e evitar casos como o de Mariana (MG), há três anos, que afetou o rio Doce.

De acordo com o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), só em , são mais de 400 barragens e algumas delas em situação de risco grave, já em Mato Grosso do Sul, são 10 ativas, sendo que dessas, três são classificadas como de alto risco.

“Por exemplo, tem uma em Itabira [MG] que, se romper, vai atingir o rio Piracicaba e vai comprometer o rio Doce de novo, já que o Piracicaba é afluente do rio Doce. Congonhas e Paracatu também tem barragens em situação complicada”, afirmou Monteiro.

O deputado afirmou que pretende visitar as principais barragens de seu Estado por meio dessa comissão externa da Câmara Federal “para exigir desses empreendedores algum posicionamento urgente”.

Autor da proposta que deu origem à lei sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/10), Leonardo Monteiro visitou Brumadinho no fim de semana e disse que “se a Vale estivesse cumprindo a lei, esse desastre não aconteceria”.

A ideia da comissão externa é apoiada pelo deputado Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), já (PT-MG), que foi eleito em 2018 e toma posse em fevereiro, defende a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a tragédia de Brumadinho.

Na última sexta-feira uma lama de rejeitos de minério de ferro atingiu parte do centro administrativo da Vale, a comunidade Córrego do Feijão e o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco, depois do rompimento de três barragens na região de Brumadinho. Até o momento o Corpo de Bombeiros mineiro conseguiu encontrar 60 corpos e 292 pessoas ainda estão desaparecidas.

Acionada pelo Ministério Público, a Justiça de Minas Gerais já determinou o bloqueio de R$ 11 bilhões da Vale a fim de garantir a reparação de danos sociais e ambientais. As Polícias Federal e Civil de Minas Gerais abriram inquérito para investigar o caso. No sábado (26), o governo federal criou o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre para acompanhar o caso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna