Pular para o conteúdo
Política

Deputados aprovam regra igual para lei federal e estadual que concede benefícios fiscais à empresas

Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa e que não estava na pauta na sessão desta quinta-feira (4) na Assembleia Legislativa foi aprovado por unanimidade. A proposta do Executivo organiza-se com a lei estadual para conceder novos benefícios fiscais para empresas e adequar incentivos dados anteriormente. A proposta de número 008/2019 tem base um convênio […]
Arquivo -
Eduardo Rocha presidiu ordem do dia na sessão desta quinta-feira. (Foto: Luciana Nassar/ ALMS)
Eduardo Rocha presidiu ordem do dia na sessão desta quinta-feira. (Foto: Luciana Nassar/ ALMS)

Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa e que não estava na pauta na sessão desta quinta-feira (4) na Assembleia Legislativa foi aprovado por unanimidade. A proposta do Executivo organiza-se com a lei estadual para conceder novos benefícios fiscais para empresas e adequar incentivos dados anteriormente.

A proposta de número 008/2019 tem base um convênio com a Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para estabelecer regras iguais com a lei federal e estadual.

De acordo com o deputado José Carlos Barbosa (DEM), o Barbosinha, líder do governo na Casa de Leis, em 2017, foi estabelecida uma guerra fiscal entre os estados. “Alguns concederam incentivo fiscal de um jeito e outro de outro. Não existiu uma base. A partir disso veio convênio 190/2017 e a Lei Federal 160/2017, mas existia benefícios concedidos antes da lei e convênio”.

Barbosinha explicou que o convênio autoriza a restituir os benefícios àqueles que perderam quando foram estabelecidas as regras. “O convênio também concede anistia nos casos já firmados para empresas que já se estabeleceram e precisam do incentivo”.

Com o projeto votado hoje, organiza-se a lei estadual de acordo com a federal e com o convênio. “Também possibilita que Mato Grosso do Sul possa fazer adesão a outros estados do Centro-Oeste que estejam concedendo benefício para um setor que nosso estado não tenha concedido sem necessidade da aprovação inteira do Confaz”.

Na votação da ordem do dia quem estava presidindo a sessão era o vice-presidente da Casa de Leis, Eduardo Rocha (MDB). Ele indicou para ser votado em primeira e segunda votação hoje ainda, mas foi barrado pela oposição. 

O projeto deve entrar em pauta na próxima semana, para ser aprovado e encaminhado ao governo estadual para sanção.

Outra proposta que também não estava em pauta, mas foi aprovada hoje, trata sobre o PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada) da Assembleia. O projeto foi votado em segunda discussão, deve ainda passar pelo plenário para a redação final e depois mudar o regime interno da Casa.

Segundo o projeto, o servidor efetivo do Poder Legislativo Estadual em atividade, que já houver preenchido ou que vier a preencher todos os requisitos para aposentadoria voluntária integral até a data de 31 de dezembro de 2019, poderá aderir ao PAI.

Quem integrar o programa, será indenizado pelo valor mensal bruto da remuneração do cargo que o servidor ocupa na ativa, igual a soma de oito parcelas, a serem pagas em oito meses. A indenização será com recursos próprios da Casa de Leis.

Uma emenda foi colocada no projeto para que o servidor aposentado, possa ser contratado novamente pela Casa de Leis, depois de dois anos de pedir a aposentadoria.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional