Os vereadores de Campo Grande já calculam dificuldade para que os servidores públicos municipais pleitearem reajuste salariam neste ano por conta da situação financeira do país e da Capital. Líder do prefeito Marquinhos Trad, Chiquinho Telles (PSD) disse nesta quinta-feira (25) que como exemplo o prefeito cortou o próprio reajuste, já prevendo a questão.

“O prefeito tem dialogado com cada categoria, mas abriu mão do próprio reajuste lá atrás, já prevendo essa discussão. Ele sabia das dificuldades e cortou da própria carne. Todo mundo é funcionário da máquina pública e tem que entender as dificuldades de hoje”, concluiu.

O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) acredita que é preciso encontrar alternativas para que os servidores tenham reajuste. “Sei que vai ser difícil para a Prefeitura conceder até mesmo a reposição inflacionária. Temos que aguardar a apresentação do relatório do primeiro quadrimestre para avaliar as possibilidades. O pessoal da saúde estudava um plano de cargos e carreiras e pode ser que fique de lado”, disse.

Segundo o parlamentar, a Prefeitura tem tido um gasto extra com a dengue neste ano. “A administração pública tem custeado sozinha o plantão dos médicos e enfermeiros, sem ajuda do Estado e nem da União, então está complicado mesmo”, disse.

Presidente da Comissão de Finanças da Casa, Eduardo Romero (Rede) destacou que desde 2013 o orçamento da Prefeitura está bastante comprometido com gastos com a folha. “Nunca ficou abaixo dos 50% que é o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sempre liga o alerta quando fica acima, mas isso não quer dizer que não é possível dar o reajuste”, explicou.

No entanto, Romero também admite que o crescimento vegetativo da folha, ou seja, os gastos que acontecem independentemente de reajuste, como promoções por tempo de serviço, acontecem e oneram o orçamento.

“Vai ser bem difícil encontrar uma solução, já que nos anos anteriores decidiram incorporar os penduricalhos como salários, o que elevou de R$ 800 para R$ 1 mil em algumas categorias, mas a Prefeitura tem colhido os impactos hoje”, conta.