Pular para o conteúdo
Política

Contra PEC que reduz número de senadores, Simone defende redução de deputados

Senadora Simone Tebet (MDB) se manifestou, nesta quarta-feira (20), sobre a PEC que reduz o número de senadores em cada estado. A presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) afirma que se a intenção da proposta é reduzir a quantidade de parlamentares, o ideal seria alterar a estrutura da Câmara de Deputados. De […]
Arquivo -

Senadora (MDB) se manifestou, nesta quarta-feira (20), sobre a PEC que reduz o número de senadores em cada estado. A presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) afirma que se a intenção da proposta é reduzir a quantidade de parlamentares, o ideal seria alterar a estrutura da Câmara de Deputados.

De autoria do ex-presidenciável Álvaro Dias (Pode-PR), a proposta é que cada estado passe a dispor de apenas dois representantes na Casa de Leis – e não três como é atualmente -, diminuindo de 81 para 54 senadores.

“Se a intenção é diminuir a quantidade de parlamentares, acho que deveria se mexer no número de deputados federais (que representam a população) e não de senadores (que representam os Estados)”, posicionou-se, via assessoria.

Simone justifica, ainda, que a regra atual permite que cada estado disponha de três representantes no Congresso, justamente para equiparar a representatividade, independente do tamanho de cada um.

Não faria diferença, justifica

“Os senadores da República representam os Estados, por isso, acho importante para a Federação brasileira que cada Estado tenha três eleitos para lutar por seus interesses e necessidades. Até por isso, o número de senadores é o mesmo independentemente do tamanho do Estado”, defendeu.

Argumenta, na mesma linha, que reduzir o tamanho do Senado “não faria diferença”, em relação ao eventual impacto eleitoral da medida. “Já concorremos a apenas uma vaga no Senado, já que a eleição para o Senado ocorre para renovar 1/3 e 2/3 da Casa, a cada quatro anos”, finaliza.

Apesar das mudanças, o mandato de 8 anos não foi alterado na proposta de Álvaro Dias. A PEC também garante a manutenção dos mandatos dos senadores já em exercício se a proposta for aprovada.

Além da emedebista, representam Mato Grosso do Sul na Casa, Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL), eleitos em outubro passado e empossados no início de fevereiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos