Pular para o conteúdo
Política

Com metade da bancada, PT perde capital político e deve ficar com 3ª secretaria

Ainda sofrendo as consequências da queda no desempenho nas urnas, nas eleições 2018, o PT vê seu capital político cair no legislativo estadual e, com ele, o poder de negociação em busca de cargos. De quatro membros na última legislatura, a bancada passa a contar, a partir de sexta-feira (1) – quando os eleitos serão […]
Arquivo -

Ainda sofrendo as consequências da queda no desempenho nas urnas, nas eleições 2018, o PT vê seu capital político cair no legislativo estadual e, com ele, o poder de negociação em busca de cargos. De quatro membros na última legislatura, a bancada passa a contar, a partir de sexta-feira (1) – quando os eleitos serão empossados – com apenas metade.

Depois do encolhimento da bancada, com a saída dos veteranos João Grandão e Amarildo Cruz, os remanescentes ainda se acostumam com a ideia de perder a hegemonia na 2ª secretaria da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Com metade da bancada, PT perde capital político e deve ficar com 3ª secretaria
João Grandão e Amarildo Cruz ficaram de fora da 11° Legislatura (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Até então, o detentor do cargo era Amarildo, que, apesar dos 15.919 votos obtidos, ficou de fora da nova composição do parlamento. Com menos capital político, o partido deve perder o cargo para o G-10, grupo composto majoritariamente por deputados de primeiro mandato, e se conformar com a 3ª secretaria.

“Na última conversa que tivemos com o Paulo Corrêa [provável novo presidente da Casa de Leis], na semana passada, ele garantiu nossa participação na Mesa, e disse que, a princípio, poderia ser a 2ª ou a 3ª secretaria”, contou o deputado reeleito, Pedro Kemp.

Reinaldo ciente de tudo

Contando com ao menos 20 assinaturas, Corrêa já articula como novo comandante da . Na mesa semana em que teve a referida conversa com os petistas, ele se reuniu com membros do G-10, na presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para acertar alguns detalhes em relação ao equacionamento dos cargos pleiteados pelos pares.

Ali, conforme o deputado Herculano Borges (SD), ‘porta-voz’ do G-10 no Palácio Guaicurus, o grupo – que até então estava na briga com o veterano Zé Teixeira (DEM) pela 1° secretaria – ‘fez as contas’ e decidiu optar por algo mais tangível, a 2ª secretaria, prejudicando os planos da bancada petista. Os nomes, no entanto, só serão definidos na próxima quarta-feira (30), depois de nova reunião com Reinaldo.

“Ele [Paulo Corrêa] até falou para mim que o G-10 estava reivindicando a 2ª secretaria, mas disse que se tivermos que abrir mão do cargo para o G-10, ele garantiria nossa participação na Mesa, na 3ª secretaria”, lembrou.

Ele reconhece que o partido perdeu força, com a redução da bancada, mas “não vê problema algum” em abrir mão do cargo para um grupo maior. “Diminuiu nossa força, mas se ficarmos com a 3ª secretaria, não vejo problema algum. Queremos participar das discussões da Mesa Diretora, das deliberações, o importante é estarmos presentes em algum espaço da Casa”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina