Pular para o conteúdo
Política

Com bancada menor e de olho em comissões, PT e MDB se unem a Patriota e DEM

Tradicionais, bancadas que perderam peso, consequência do desempenho nas urnas, tentam ‘correr atrás do prejuízo’ com menor número de deputados e articulam novos arranjos para não perder a representatividade na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Ao fim da primeira sessão do ano, nesta segunda-feira (4), o presidente da Casa de Leis, deputado […]
Arquivo -

Tradicionais, bancadas que perderam peso, consequência do desempenho nas urnas, tentam ‘correr atrás do prejuízo’ com menor número de deputados e articulam novos arranjos para não perder a representatividade na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Ao fim da primeira sessão do ano, nesta segunda-feira (4), o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Correa (PSDB) solicitou aos pares a indicação dos nomes para composição das comissões – um dos principais instrumentos da atuação parlamentar – e a designação dos líderes e vice-líderes partidários.

Com isso, parlamentares reúnem-se para discutir a formação dos blocos, cruciais para elencar o maior número de deputados em cada comissão. Encabeçando a lista, PT e MDB sofrem com a redução da bancada e recorrem, agora, a formação de bloco para evitar o isolamento e perda de espaço em comissões.

Com bancada 50% menor e articuladas desde a divulgação do resultado das últimas eleições, as siglas devem atuar em bloco com o Democratas, de Barbosinha e Zé Teixeira, e o Patriotas, cujo representante na Casa é o deputado Lídio Lopes.

“Nós provavelmente vamos atuam com PT, Patriotas e DEM, indicando 2 nomes em cada comissão”, disse o emedebista Renato Câmara. Caminhando em conjunto desde o início das negociações para eleição da Mesa Diretora, um segundo bloco, o chamado G-10, deve ser oficializado na sessão de terça-feira (5).

Composto por sete partidos, o G-10 é formado pelos deputados Herculano Borges (SD), Lucas de Lima (SD), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Carlos Alberto David dos Santos (PSL), Neno Razuk (PTB), João Henrique Catan (PR), Renan Contar (PSL), (PSD) e Antônio Vaz (PRB).

Comissões

O futuro bloco também poderá indicar dois nomes para cada comissão permanente, cuja finalidade é discutir, analisar, votar e emitir parecer às matérias e proposições distribuídas pelo presidente da Casa, bem como responsáveis pela convocação de audiências públicas, com entidades da sociedade civil.

Cada uma das 16 comissões da Assembleia Legislativa é formada por cinco parlamentares titulares e outros cinco suplentes, e, regimentalmente, proporcionalmente composta pelas bancadas e blocos partidários.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Há 2 meses, mãe solo não consegue trabalhar para acompanhar filho internado

Cemitério

Em MS, 1 em cada 3 mortos parte sem que familiares saibam a real causa da morte

Praça em loteamento turístico de Aparecida do Taboado ganhará infraestrutura (Reprodução)

Loteamento turístico de Aparecida do Taboado terá praça recuperada por até R$ 784 mil

Foto: Geraldo Bubniak/AGBP

Briga generalizada após empate entre Coritiba e Goiás pela Série B acaba com seis expulsões

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Quem era o turista argentino encontrado morto no Rio de Janeiro

Investigação está em andamento para identificar autoria do crime

Polícia

Para-brisa de viatura é quebrado durante briga generalizada no Jardim Noroeste

Policiais foram acionados para uma ocorrência de violência doméstica, mas se depararam com uma aglomeração de cerca de 70 pessoas

Mundo

Trump propõe ‘grandes sanções’ à Rússia, mas só se europeus pararem de comprar petróleo russo

Trump afirma que compras de países da Otan dificulta a negociação para fim de confronto entre Rússia e Ucrânia

Cotidiano

Para acelerar a fila do SUS, mutirão atende 320 pessoas no Humap-UFMS

O evento inclui consultas médicas, exames especializados e procedimentos cirúrgicos para pessoas que já aguardavam por atendimentos do SUS