Pular para o conteúdo
Política

Com 10 assinaturas, vereadores abrem CPI para investigar abusos da Energisa em Campo Grande

O vereador Vinicius Siqueira (DEM) apresentou pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energisa na Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (29) e já tem as dez assinaturas, mínimo necessário, para a abertura das investigações no Legislativo. Assinaram o pedido o propositor, Vinícius Siqueira, Ayrton Araújo (PT), Dharleng Campos (PP), Wilson […]
Arquivo -
(Izaías Medeiros
(Izaías Medeiros

O vereador Vinicius Siqueira (DEM) apresentou pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energisa na Câmara Municipal de nesta terça-feira (29) e já tem as dez assinaturas, mínimo necessário, para a abertura das investigações no Legislativo.

Assinaram o pedido o propositor, Vinícius Siqueira, Ayrton Araújo (PT), (PP), Wilson Sami (MDB),  Dr. Loester (MDB), Gilmar da Cruz (Republicanos), Valdir Gomes (PP), Veterinário Francisco (PSB), Enfermeiro (PSD) e (Republicanos).

Durante a sessão, também aderiram ao pedido de abertura os vereadores Enfermeira Cida (PROS), André Salineiro (PSDB) e Chiquinho Telles (PSD).

Siqueira explicou que o pedido servirá para auxiliar a tentativa de abertura da CPI na Assembleia. “Nós também queremos investigar, mas o Capitão Contar (PSL) está tendo dificuldades para conseguir instaurar o pedido de abertura lá. Então, caso abra, a gente participaria como convidado”.

O parlamentar justifica que o fato determinado é o descumprimento contratual. “Acredito que exista erro no cálculo do valor da tarifa, segundo levantamento da minha equipe em cima dos números. O Procon registra que a Energisa tem mais que o dobro de reclamações do que a segunda empresa mais reclamada”.

Segundo Siqueira, na composição tarifária existem diversos índices e um deles pode ter sido calculado errado, elevando o valor da tarifa. “Isso só pode ser analisado dentro de uma CPI, com contratação de perícia, quebra de sigilo fiscal, equipe especializada”.

Outra tentativa

O vereador Valdir Gomes (PP) já havia cogitado pedido de abertura de uma CPI ao fim de uma reunião com representantes da Energisa na Câmara de Campo Grande em janeiro deste ano. A empresa afirmou que não havia nenhuma irregularidade no serviço e que os valores estavam corretos.

Durante o verão, muitos consumidores reclamaram de aumentos acima da média nas contas. Segundo a empresa, não havia motivo para suspender as cobranças.

Na Assembleia

Na Casa estadual, Contar precisa reunir ao menos 8 assinaturas, ou seja, um terço dos deputados da Assembleia, para conseguir instaurar a Comissão. A Assembleia já instaurou uma CPI da Enersul/Energisa em 2015, que acabou suspensa. Os deputados tentaram destravar as investigações com um recurso na Justiça Estadual, mas ele foi negado pelo órgão especial do Tribunal de Justiça.

À época, a CPI foi criada para investigar supostas irregularidades na gestão financeira da concessionária do serviço de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. Um dos argumentos utilizados pela empresa é que ela não poderia ser investigada por fatos ocorridos na administração anterior da concessionária, que foi vendida,a  antiga Enersul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional