Pular para o conteúdo
Política

Cláusula pétrea, diz Vander contra PEC que permite prisão em 2ª instância

A proposta do Congresso Nacional de aprovar PEC (Proposta de Emenda Constitucional) permitindo a prisão após condenação de segunda instância desrespeita a Constituição Federal. Essa é a avaliação do deputado federal Vander Loubet (PT), que afirma que o assunto tem gerado discussão entre muitos juristas por se tratar de tentativa de alterar cláusula pétrea, que […]
Arquivo -
Deputado federal Vander Loubet (PT). (Arquivo
Deputado federal Vander Loubet (PT). (Arquivo

A proposta do Congresso Nacional de aprovar PEC (Proposta de Emenda Constitucional) permitindo a prisão após condenação de segunda instância desrespeita a Constituição Federal. Essa é a avaliação do deputado federal (PT), que afirma que o assunto tem gerado discussão entre muitos juristas por se tratar de tentativa de alterar cláusula pétrea, que não pode ser mudada nem mesmo por PEC.

Nesta semana, estão pautadas PECs sobre o tema nas CCJ (Comissões de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados (PEC 5/2019) e do Senado Federal (PEC 410/2018). A medida é resposta a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na última quinta-feira (7), que julgou ilegais prisões de condenados enquanto houver possibilidade de recursos.

“Entendo que nossa Suprema Corte fez valer o Estado Democrático de Direito, prezando pelo que está na Constituição. A Constituição é clara nesse ponto”, afirmou Vander sobre a decisão, que resultou na soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ele, a postura do Congresso em alterar a lei para ir contra a decisão do Supremo contraria a Constituição Federal de 1988. “Defendo o mesmo que muitos juristas estão defendendo: a prisão a partir do trânsito em julgado é uma cláusula pétrea da Constituição, ou seja, não pode ser alterada por PEC”, afirmou. 

Sua argumentação é baseada no artigo 60, parágrafo 4º da Constituição, segundo o qual ‘não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais’. “Os direitos e garantias individuais estão previstos no artigo 5º da Constituição, justamente onde está a previsão do princípio de que a PEC em tramitação quer alterar”, apontou. 

Não pode retroagir

Por fim, Vander avalia que mesmo se forem aprovadas, as propostas não irão resultar em nova prisão de Lula e dos demais beneficiados pela decisão do STF em todo o País, visto que o inciso XL do artigo 5º da Constituição veda que a norma penal seja retroativa à sua promulgação. “Essa vedação da irretroatividade penal é justamente para evitar o oportunismo legislativo”, alfinetou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Últimas Notícias

Política

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Pollon admitiu já ter recebido convites de seis partidos diferentes, inclusive do Republicanos

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário