Foi lido pelo vereador (PSB) nesta terça-feira (17) na Câmara de Campo Grande um ofício da diretoria do PDT que impede, por 90 dias, os vereadores Ademir Santana e Odilon de Oliveira de falarem em nome da sigla. Ambos teriam sido punidos pela direção após não votarem a favor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra o Consórcio Guaicurus, para investigar possíveis falhas na concessão do serviço de transporte público entregue à população.

Os vereadores não estavam na sessão no momento em que o ofício foi lido e Carlão criticou a falta da ata da reunião anexa ao documento. “Os parlamentares não estão aqui para se defender e também não tem nenhum documento sobre essa reunião. Eu espero que eles possam fazer a defesa deles e que a gente tenha acesso a essa ata”, disse.

Ao tomar conhecimento do ofício, Ademir Santana disse que integra importantes comissões na Casa e que ficaria impedido de atuar como vereador, caso seja suspenso. “Vou aguardar essa ata, que deveria ter sido entregue junto. Não posso nem marcar audiência e atuo na Comissão de Direitos Humanos, Educação, Consumidor”, comentou.

O documento é assinado por Yves Drosghic, presidente municipal da sigla.

Câmara notifica suspensão e vereadores do PDT não poderão falar pelo partido

Briga interna

Desde as eleições de 2018, divergências marcaram a rotina dos integrantes do PDT. Além dos vereadores Ademir e Odilon, únicos do partido em Campo Grande, o deputado estadual Jamilson Name também se envolveu em vários imbróglios com lideranças da sigla.

Em ação analisada pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) os desembargadores decidiram de forma unânime que o deputado pode se desfiliar sem perder o mandato, sob alegação de justa causa.

No caso de Ademir e Odilon, os problemas são decorrentes da recusa em assinar requerimento para abertura na Câmara Municipal de CPI que visa investigar a atuação do Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público coletivo de Campo Grande.