Pular para o conteúdo
Política

Bancada diz se Congresso deve manter vetos de Bolsonaro a abuso de autoridade

Sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (5) com 19 vetos a 36 dispositivos, o PL (Projeto de Lei) de abuso de autoridade divide opiniões entre a bancada sul-mato-grossense. A expectativa dos deputados federais agora é se o Congresso Nacional irá manter ou derrubar os vetos presidenciais. “Mantenho meu entendimento de que o projeto […]
Arquivo -
Plenário da Câmara dos Deputados (Luis Macedo
Plenário da Câmara dos Deputados (Luis Macedo

Sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (5) com 19 vetos a 36 dispositivos, o PL (Projeto de Lei) de abuso de autoridade divide opiniões entre a bancada sul-mato-grossense. A expectativa dos deputados federais agora é se o irá manter ou derrubar os vetos presidenciais.

“Mantenho meu entendimento de que o projeto aprovado na Câmara e no Senado é positivo para combater os casos de abuso de autoridade, tanto da parte do Executivo quanto do Legislativo e do Judiciário”, afirmou o deputado federal (PT), ressaltando que a questão deverá ser pautada em sessão conjunta de deputados e senadores para debate em Plenário.

Conforme o petista, é direito constitucional do presidente vetar pontos da proposta aprovada pela Câmara, ‘mas também é um direito constitucional do Congresso Nacional avaliar esses vetos e ter a palavra final’, argumentou.

Construção conjunta

O deputado federal Loester Trutis (PSL) contou que os vetos presidenciais foram construídos junto com os deputados da base aliada do PSL. “A gente fez algumas reuniões, nós apresentamos por escrito ao presidente o desejo dos pontos que a gente queria que fossem vetados e ele nos surpreendeu atendendo 100% dos pontos”, disse.

Na avaliação do parlamentar, a pressão da opinião pública sobre os deputados garantirá a manutenção dos pontos retirados pelo presidente. “Eu acho que a lei não deveria ter sido aprovada, mas já que ela foi o presidente demonstrou ali que ele ainda se encontra alinhado com os desejo do povo brasileiro que é o combate à corrupção como principal medida”, declarou, adiantando que irá trabalhar junto à bancada para que os vetos sejam mantidos quando chegar a hora da sessão conjunta.

Estímulo à corrupção

Já Fábio Trad (PSD) avalia que os vetos do presidente irão estimular a corrupção porque irão ‘afrouxar os mecanismos de controle dos poderes destas autoridades que se sentirão menos receosas e mais estimuladas a abusarem dos cargos para praticarem ilegalidades’. Na avaliação do parlamentar, a retirada de determinados pontos do texto favorece as autoridades que abusam dos cargos e tendem a praticar corrupção.

Após pressão de diversas entidades, Bolsonaro rejeitou trechos sobre restrição ao uso das algemas, prisões em desconformidade com a lei, constrangimento a presos e dispositivo que punia criminalmente quem desrespeitasse prerrogativas de advogados. Também foram vetados trechos sobre perda de cargo como punição, obtenção de prova ilegal, iniciar investigação sem justa causa e negativa ao interessado de acessar autos de investigação.

Após pressão de diversas entidades, Bolsonaro rejeitou trechos sobre restrição ao uso das algemas, prisões em desconformidade com a lei, constrangimento a presos e dispositivo que punia criminalmente quem desrespeitasse prerrogativas de advogados. Também foram vetados trechos sobre perda de cargo como punição, obtenção de prova ilegal, iniciar investigação sem justa causa e negativa ao interessado de acessar autos de investigação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lixo invade rua e morador reclama de terreno abandonado: ‘Desprezo com a saúde pública’

VÍDEO: em festa de aniversário da cidade, vice-prefeito de Jardim é flagrado em confusão

Jade Magalhães atualiza sobre restrição alimentar durante amamentação de Serena: “Deu certo”

Professora passa por protocolo de morte cerebral após acidente entre moto e caminhonete em MS

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

Desistência do Sete de Setembro do Estadual Sub-20 resulta na suspensão por dois anos

Últimas Notícias

Polícia

Com o pé quebrado, homem vai preso após agredir a esposa no interior de MS

O agressor fraturou o pé ao subir no telhado da residência para perturbar a vítima

Publieditorial

6 dicas domésticas para economizar com seu carro

Sejamos sinceros, a manutenção do carro pode parecer uma batalha sem fim. Grandes reparos são uma coisa (cara), mas pequenos consertos do dia a dia podem se acumular e deixar você coçando a cabeça.

Cotidiano

Vazamento de água atinge residência e morador estima prejuízo de R$ 20 mil

Em quatro dias de vazamento, água teria danificado muro, alagado jardim e cozinha

Economia

EXPOAGRO 2025: Dia de Campo da Piscicultura reúne produtores e especialistas em Dourados

Com aproximadamente 605 hectares de lâmina d’água, Dourados tem na piscicultura um dos seus maiores potenciais na cadeia agropecuária regional. No entanto, a atividade enfrenta desafios como unidades de produção desativadas, limitando seu crescimento no município.Para discutir soluções e fortalecer o setor, o Senar/MS e o Sindicato Rural de Dourados promoveram nesta quarta-feira (14), na … Continued