Pular para o conteúdo
Política

Assembleia é a casa do povo e tribuna deve ser liberada, dizem emedebistas

“Assembleia Legislativa é a casa do povo. Quem quiser falar, desde que comunique a Mesa com 48 horas de antecedência, tem que falar. Não assinei e nem vou assinar”, assim o deputado Marcio Fernandes (MDB) reagiu ao projeto de resolução que quer alterar o regimento interno para impedir que sindicalistas e representantes de entidades e […]
Arquivo -
Marcio e Renato rejeitam restrição da tribuna (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Marcio e Renato rejeitam restrição da tribuna (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

“Assembleia Legislativa é a casa do povo. Quem quiser falar, desde que comunique a Mesa com 48 horas de antecedência, tem que falar. Não assinei e nem vou assinar”, assim o deputado Marcio Fernandes (MDB) reagiu ao projeto de resolução que quer alterar o regimento interno para impedir que sindicalistas e representantes de entidades e movimentos sindicais usem a tribuna da Casa de Leis.

Além dele, somente Pedro Kemp (PT), Cabo Almi (PT) e Renato Câmara, João Henrique (PR) e Capitão Contar (PSL) não compactuaram com a mudança regimental proposta. “No meu entendimento, a tribuna deve ser liberada para manifestações. É um espaço importante por ser uma forma de os deputados também questionarem e se empoderarem do debate”, completa Câmara.

A proposição tem assinatura de 19 parlamentares e ocorre em momento de tensão entre representantes de diversas categorias em torno do reajuste zero anunciado pelo Governo do Estado. O texto está aberto para conhecimento dos deputados e abeto a emendas até dia 19 de junho.

A mudança no Regimento Interno foi proposta pelo deputado Lídio Lopes (Patriota) e propõe que apenas parlamentares façam uso da palavra “representando ou em defesa das entidades, sindicatos, organizações, representantes de classes, movimentos sociais e populares” pelo período improrrogável de 30 minutos.

Além de Lídio, assinam o projeto Antônio Vaz (PRB), Barbosinha (DEM), Coronel David (PSL), Eduardo Rocha (MDB), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (SD), Jamilson Name (PDT), João Henrique (PR), (PSD), Lucas de Lima (SD), Marçal Filho (PSDB), Neno Razuk (PTB), Onevan de Matos (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Rinaldo Modesto (PSDB) e Zé Teixeira (DEM).

A justificativa deles é que a proposição “visa assegurar regimentalmente, sem qualquer prejuízo, a normal sequência da sessão, bem como resguardar o respeito devido à Assembleia Legislativa e seus pares”.

Segundo os parlamentares, o projeto “é benéfico” em “está em simetria com a Câmara Federal”. Eles esclarecem, ainda, que terceiros poderão solicitar audiências públicas “onde seus próprios representantes poderão falar abertamente sobre os assuntos pertinentes, bem como abrir a demais terceiros o uso da palavra e debater o assunto pertinente”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

VÍDEO: Fuga de traficante da PRF acaba com acidente na BR-262 em Água Clara

Prefeito de Corumbá lidera comissão que pede urgência a Riedel sobre falta de voos

stf pantanal ms

O que disseram os réus dos núcleos 2 e 4 da trama golpista em depoimento ao STF

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Jogos Escolares da Juventude de MS começam nesta sexta para atletas de 12 a 14 anos

Últimas Notícias

Polícia

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

‘Matheuzinho’ tentou atacar policiais com uma faca

Brasil

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Passaportes estão bloqueados pela Corte

Transparência

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

Intimada há mais de um ano, ré ainda não constituiu defesa e juiz dá 'ultimato' em ação de corrupção chefiada por Claudinho Serra

Famosos

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Filho de Preta Gil, Francisco Gil se aproximou do caixão da mãe para acariciá-la e se despedir; velório acontece no Theatro Municipal do Rio