Assessoria

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul)  realizou uma solenidade para o descerramento de placa comemorativa que marca os 40 anos da primeira Constituição do Estado na manhã desta terça-feira, solenidade para o descerramento de placa comemorativa que marca os 40 anos da primeira Constituição do Estado – promulgada em 13/06/1979.

A solenidade contou com a presença de 6 dos 18 deputados constituintes – Alberto Cubel Brull, Sérgio Cruz, Walter Carneiro, Osvaldo Dutra, e Onevan de Matos – e, também, com os atuais deputados estaduais que compõem o legislativo de Mato Grosso do Sul.

Primeira Constituição – Deputado Constituinte, Onevan de Matos pontuou que a divisão foi fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da nova unidade da federação, composta pela região do sul do então Mato Grosso, e que a Assembleia Constituinte transformou e assegurou em lei o seu funcionamento.

“O Mato Grosso do Sul tinha muitos desafios. Na minha região, por exemplo, o asfalto chegava apenas até Dourados. Nos municípios mais distantes, como os da fronteira, havia carência de serviços públicos essenciais, como o fornecimento de água, energia elétrica e telefone. A Assembleia Legislativa foi fundamental para que pudéssemos transformar em realidade os anseios de nossa população”, destacou Onevan de Matos.

UEMS – Dentre os normativos que compuseram o texto constitucional, Onevan de Matos destaca que uma das principais conquistas foi a previsão legal para a implantação da UEMS – que, nos dias atuais, transformou-se em referência de ensino superior público e de qualidade. “Fico muito emocionado em poder celebrar, tal qual a Constituição Estadual, 40 anos de muito trabalho, compromisso e dedicação com a população sul-mato-grossense. Quero reiterar minha gratidão a cada amigo(a) pela confiança contínua nesses 40 anos, nos quais sempre estive presente na tribuna da Assembleia Legislativa para defender nosso Mato Grosso do Sul!”, concluiu o deputado estadual Onevan de Matos. Deputados Constituintes – Além de Onevan de Matos e Londres Machado, que permanecem no exercício do mandato de deputado estadual, a Assembleia Constituinte foi formada pelos deputados Alberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Odilon Nacasato, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos.