Pular para o conteúdo
Política

Marun está otimista com empate em julgamento sobre nomeação em Itaipu

O ex-ministro Carlos Marun esteve nesta quarta-feira (21) no encerramento da VIII Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico em Campo Grande e disse estar otimista com o empate no  julgamento desta terça-feira (20) pela 3ª Turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que analisa seu retorno à Itaipu Binacional. “Antes, […]
Arquivo -
Carlos Marun. (Marcos Ermínio
Carlos Marun. (Marcos Ermínio

O ex-ministro esteve nesta quarta-feira (21) no encerramento da VIII Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico em e disse estar otimista com o empate no  julgamento desta terça-feira (20) pela 3ª Turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que analisa seu retorno à Binacional.

“Antes, só tinha o parecer do relator, que era contrário. Agora eu tenho um voto favorável, então estou otimista. São 14 conselheiros ao todo, 7 do Paraguai, 7 do Brasil. Enquanto a situação não é analisada, ficamos em desvantagem e isso não é bom para o país”, disse.

Marun acredita que o julgamento pode ser concluído antes mesmo da próxima reunião do Conselho, já na próxima semana. O julgamento foi suspenso por pedido de vistas da desembargadora Vânia Hack de Almeida, após os outros dois desembargadores da turma divergirem e deixarem a votação empatada em um a um.

Marun, nomeado no fim do mandato de Michel Temer (MDB) como conselheiro da Itaipu, acabou sendo afastado após o advogado catarinense Rafael Evandro Fachinello entrar com ação alegando ilegalidade na nomeação, o que foi acatado em segunda instância pelo desembargador Rogério Favreto, em medida liminar.

Nesta terça, o desembargador voltou a se posicionar contra a nomeação de Marun, que ganharia R$ 27 mil de salário para ir uma vez ao mês para reunião no conselho administrativo da Itaipu, localizado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Ao contrário de Favreto, a desembargadora Marga Inge Barth Tessler votou a favor da nomeação, afirmando que a Lei das Estatais, conforme alega o autor da ação, não é válida para aplicação na Itaipu Binacional. Além disso, ela aponta que por se tratar de um ato presidencial, o TRF não tem competência para tal análise.

Já no último e derradeiro voto, a desembargadora Vânia fez pedido de vistas, deixando em aberto a questão e mantendo, por ora, Marun afastado do cargo ao qual foi nomeado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Últimas Notícias

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil