O deputado estadual Coronel David (PSL) informou nesta quinta-feira (15) que encaminhou requerimento à Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) solicitando informações sobre o rompimento do convênio com os otorrinolaringologistas que atendiam o convênio. Segundo o parlamentar explicou na ALMS (Assembleia Legislativa), a Caixa estaria contratando profissionais de outro Estado.

“Isso afeta a saúde de muitas pessoas. Há mais de 15 anos a cooperativa presta serviços para Cassems de maneira ininterrupta. Quero saber quem vai cuidar dos pacientes que fazem tratamento a longo tempo com otorrino da confiança dele e passarão a ser atendidos por outra pessoa”, disse.

O parlamentar informa que, por enquanto, o pedido é de informações e dependendo da resposta do ofício, vai verificar junto ao gabinete o que é possível fazer em relação a questão.

“Essa cooperativa congrega quase 95% dos otorrinos do Estado. A informação que tenho que precisa ser verificada é a veracidade de que estaria sendo contratada empresa de fora com poucos profissionais. Esses médicos viriam de outro Estado trabalhar aqui, mas com qual frequência?”, questiona.

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Em nota emitida na terça-feira (13), a cooperativa destaca que o grupo tentou “várias vezes para pactuar a renovação do contrato, por um valor menor que o anterior, o que garantiria a economia desejada”, não sendo atendida.

O descredenciamento ocorreu no início de agosto, quando o plano de saúde divulgou a estruturação de serviço próprio de otorrinolaringologia. Segundo a Cassems, “todas as demandas que antes eram atendidas pela rede credenciada estão garantidas em na Rede Própria”, conforme comunicado à imprensa.

A justificativa para a adoção de uma rede própria seria o custo, que teria saltado de R$ 500 mil para R$ 1,1 milhão, com a mesma quantidade de procedimentos realizados mensalmente.

Porém, para a cooperativa, o atendimento na rede credenciada era mais benéfica a paciente, que poderia escolher o médico de sua preferência, em suas próprias clínicas, “muitas vezes sendo atendidos por anos seguidos, passando de geração em geração, sem que houvesse questionamentos sobre a qualidade do atendimento, nesses quinze anos de parceria”.