Marcos Alex fala sobre Operação Aprendiz, Aquário do Pantanal e combate à corrupção
O promotor Marcos Alex Vera de Oliveira é o convidado desta segunda-feira (4) do Midiamax Entrevista. Ele fala, sobretudo, sobre o combate à corrupção. “A gestão pública visa o bem coletivo e os recursos públicos são finitos, são poucos para a demanda, quando tem desvio, tem dano significativo”, afirmou o promotor. Em linha gerais, Marcos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O promotor Marcos Alex Vera de Oliveira é o convidado desta segunda-feira (4) do Midiamax Entrevista. Ele fala, sobretudo, sobre o combate à corrupção. “A gestão pública visa o bem coletivo e os recursos públicos são finitos, são poucos para a demanda, quando tem desvio, tem dano significativo”, afirmou o promotor.
Em linha gerais, Marcos Alex fala que há investigações sobre contratos de licitação e outras situações envolvendo o funcionalismo. “O desafio é atuar de forma preventiva e estabelecer os limites. Quando for necessário, atuar de forma repressiva”.
Ele também falou sobre denúncias recebidas via ouvidoria e que muitas irregularidades ocorrem muito “por um costume que deve ser mudado pelo gestor”.
Sobre a Operação Aprendiz, deflagrada em fevereiro deste ano que apreendeu documentos da Casa Civil do governo estadual, Marcos Alex informou não ser possível dar muitos detalhes. “Ainda estamos investigando. É um processo com mais de 75 documentos sob análise da CGU. É um volume muito grande, com a conclusão da análise vai ser expedido relatório. O trabalho continua, é difícil, análise documental extensa e aguardamos os relatórios da CGU para direcionar os próximas etapas do trabalho”.
Um dos questionamentos feitos pelos espectadores sobre se o dinheiro desviado nas obras do Aquário do Pantanal já tinham chegado para a Justiça, o promotor respondeu que bens dos envolvidos, estão bloqueados. “Temos medidas cautelares de bloqueio de bens, por enquanto o que temos é o bloqueio de contas, imóveis. Havendo condenação, esses bens vão ser colocados a leilão e o produto da venda é revertido. Leva um tempo, Poder Judiciário tem seus ritos, somente no final teremos esse ressarcimento”.
O promotor Marcos Alex é o titular da 30ª Promotoria, uma das três que atuam no Patrimônio Público. Foi coordenador do Gaeco (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado) até o início de 2016. Após deixar o Grupo, assumiu cargo de Secretário-Geral do MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e também atuou como coordenador do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) de 2016 a 2018.
A permanência no cargo é até abril de 2020. “O cargo tem designação de dois anos. Permaneço até abril de 2020. Não vou acompanhar a eleição municipal, vai ser outro colega. Temos desenvolvido alguns trabalhos, como o de caixa 2 e para explicar ao espectador, caixa 2 é uma fraude eleitoral. O candidato receber valores não declarados para usar em campanha, temos concluído as investigações”.
Acompanhe a entrevista ao vivo pela página do Facebook do Jornal Midiamax:
https://www.facebook.com/midiamax/videos/2630140770358091/
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.