Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS revê decisão e Reinaldo consegue direito de resposta na propaganda de Bluma

Governador e candidato à reeleição, Reinaldo Azambuja (PSDB) conseguiu direito de resposta no horário eleitoral destinado ao candidato Marcelo Bluma (PV). No último sábado, Reinaldo questionou ilegalidade na propaganda onde o engenheiro faz críticas ao uso do dinheiro público na gestão tucana e ainda convida o eleitorado a ‘demitir’ Azambuja, nas eleições de 7 de […]
Arquivo -

Governador e candidato à reeleição, (PSDB) conseguiu direito de resposta no horário eleitoral destinado ao candidato (PV). No último sábado, Reinaldo questionou ilegalidade na propaganda onde o engenheiro faz críticas ao uso do dinheiro público na gestão tucana e ainda convida o eleitorado a ‘demitir’ Azambuja, nas eleições de 7 de outubro.

Na propaganda em questão, Bluma visita a obra de adequação da capacidade de tráfego na avenida , em , e, em frente a placa instalada na obra, diz que a administração de Reinaldo usa dinheiro de imposto para fazer propaganda de seu governo. Ele ainda chama o tucano de “nosso funcionário”.

A defesa alegou que Bluma teve a intenção de passar ao eleitorado a ideia de que, com a colocação da placa, Azambuja estaria fazendo publicidade indevida de seu governo e violando o princípio da impessoalidade, um dos cinco pilares da administração pública, que gera ato de improbidade administrativa.

Destacaram, ainda, “acentuado tom pejorativo”, ao associar Reinaldo a um “funcionário” que gasta irregularmente dinheiro público com propaganda, sustentando que Bluma teve “objetivo claro de difamá-lo perante o eleitorado”, denegrindo sua imagem na propaganda supostamente irregular.

O juiz Alexandre Branco Pucci, no entanto, não viu motivos para a retirada da propaganda, em regime de urgência. O magistrado havia sustentado que Bluma não teria atacado a pessoa de Reinaldo e somente teceu críticas à sua gestão e que, em nenhum momento, atribuiu a autoria de práticas ilícitas ao tucano.

Entretanto, o relator do caso, juiz Juliano Tannus discordou de Branco Pucci e viu abuso na propaganda. Ele entendeu que o único objetivo de Bluma seria induzir o eleitor a acreditar que a obra seria desnecessária e, assim, Azambuja estaria gastando dinheiro público de forma criminosa ou, ainda, que a obra teria único fim de promover Reinaldo à reeleição.

“Ao meu sentir, a acusação de que obra teria sido erguida com malversação do dinheiro público e, sendo desconectada de qualquer elemento cognitivo mínimo capaz de dar veracidade às imputações, revela para a simples tentativa de confundir o eleitor”, destacou. O direito de resposta terá duração de 1 minuto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

tempo

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Últimas Notícias

Sem Categoria

Mulher é espancada e esfaqueada nas costas por marido ao negar sexo em MS

Homem quebrou vários objetos na casa

Famosos

Gominho quebra o silêncio após morte de Preta Gil: ‘Minha amiga descansou’

Gominho falou pela primeira vez a respeito da morte de Preta Gil; influenciador abandonou emprego para ajudar cantora na luta contra o câncer

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta