
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio do desembargador Paschoal Carmello Leandro, concedeu na tarde desta segunda-feira (17), o habeas corpus para os três vereadores de Dourados presos durante a Operação Cifra Negra, desencadeada pelo MP-MS (Ministério Público Estadual).
Idenor Machado (PSDB), Cirilo Ramão (MDB) e Pedro Pepa (DEM) podem ser libertados ainda nesta segunda, de acordo com o Dourados News. Eles estão na Penitenciária Estadual de Dourados.
A liberdade foi um pedido feito pelos advogados de defesa dos vereadores. Mesmo com a soltura, nenhum dos três parlamentares deverá reassumir os cargos na Câmara Municipal.
Operação
A Operação Cifra Negra buscou cumprir 10 mandados de prisão e um de busca e apreensão. A operação foi coordenada pela 16ª Promotoria de Justiça de Dourados e a 2ª Delegacia da Polícia Civil da cidade.
Segundo o MP-MS, a operação foi um desdobramento das ações Telhado de Vidro e Argonautas e investiga crimes do “colarinho branco”, entre eles fraude à licitação e corrupção na Câmara da cidade há pelo menos oito anos.