Pular para o conteúdo
Política

Tereza Cristina diz que cumpriu legislação ao conceder incentivos fiscais à JBS

Futura ministra da Agricultura do governo de Jair Bolsonaro (PSL), a deputada federal Tereza Cristina (DEM) divulgou nota nesta segunda-feira (19) para esclarecer sua relação com o frigorífico JBS e os incentivos fiscais dados à empresa quando era secretária do agronegócio em Mato Grosso do Sul, durante a gestão de André Puccinelli (MDB). Segundo reportagem […]
Arquivo -
Tereza Cristina diz que cumpriu legislação ao conceder incentivos fiscais à JBS
durante coletiva de imprensa em . (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Futura ministra da do governo de Jair Bolsonaro (PSL), a deputada federal Tereza Cristina (DEM) divulgou nota nesta segunda-feira (19) para esclarecer sua relação com o frigorífico JBS e os incentivos fiscais dados à empresa quando era secretária do em Mato Grosso do Sul, durante a gestão de André Puccinelli (MDB).

Segundo reportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, no domingo (18), a parlamentar concedeu incentivos fiscais à JBS quando era titular da pasta estadual de Agricultura de 2007 a 2014, ao mesmo tempo em que mantinha um negócio pecuário com o grupo.

No texto, divulgado pela assessoria da Frente Parlamentar Agropecuária e da deputada, é informado que Tereza Cristina “nunca recebeu doação direta” do grupo JBS para sua campanha em 2014 à Câmara Federal. O recurso foi transferido via coligação partidária e aprovado pela Justiça Eleitoral.

Além disso, explica que os incentivos ficais assinados quando ocupava a secretaria de Agricultura do Estado foi cumprida a legislação vigente em conformidade com as políticas de governo estabelecidos à época, quando o Parque dos Poderes era comandado por Puccinelli.

Destaca, ainda, que dividia essa responsabilidade com a Secretaria Estadual de Fazenda, que também era órgão competente na adoção e concessão de medidas fiscais.

Sobre a relação comercial com a JBS, Tereza diz que foi estabelecida pela sua família com o frigorífico dos irmãos Joesley e Wesley Batista e “foi feita de forma legal e transparente, dentro dos padrões seguidos regularmente pelos demais produtores da região e do país”, relata.

Em 2009, a mãe da parlamentar estabeleceu contrato de parceria pecuária na exploração de um confinamento com a empresa. No ano seguinte, em função de seu falecimento, o contrato passou à gestão de Tereza Cristina, na qualidade de inventariante de um condomínio de cinco irmãos.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

A deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) traz esclarecimento sobre a matéria intitulada “Parceira da JBS, ministra deu incentivos fiscais à empresa em MS”, do jornal Folha de , deste domingo (18):

1. A deputada nunca recebeu doação direta do grupo JBS para sua campanha. O recurso foi transferido via coligação partidária e aprovado pela Justiça Eleitoral;

2. A relação comercial estabelecida pela família da deputada com a empresa JBS foi feita de forma legal e transparente, dentro dos padrões seguidos regularmente pelos demais produtores da região e do país;

3. Em 2009, a mãe da parlamentar estabeleceu contrato de parceria pecuária na exploração de um confinamento com a empresa JBS. No ano seguinte, em função de seu falecimento, o contrato passou à gestão de Tereza Cristina, na qualidade de inventariante de um condomínio de cinco irmãos;

4. Quanto aos incentivos fiscais assinados à época em que ocupava a secretaria de Agricultura do Estado, a deputada cumpriu a legislação vigente e atuou em conformidade com as políticas de governo estabelecidos à época. Cabe ressaltar ainda, que medidas fiscais são de competência também da Secretaria de Fazenda do Estado e do Governo, não apenas da Agricultura, como sugere a matéria.

Assessoria de Imprensa FPA e da deputada federal Tereza Cristina

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Sem água em casa, mulher toma banho com água de bebedouro de posto da Copasa

Semed Campo Grande

LISTA: Semed divulga resultado do concurso para remanejamento de professores

‘Prefiro acreditar no bom senso’, diz Rezende sobre Lei Magnitsky contra Moraes

Santa Casa registra falta de soro e alega graves dificuldades financeiras

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

ratos animais cosméticos

Governo Federal proíbe testes de cosméticos em animais no Brasil

Últimas Notícias

Famosos

 Whindersson Nunes confessa desejo de reatar com ex-namorada; saiba quem

Ao Parece Terapia, Whindersson Nunes confessou que gostaria de reatar com uma das mulheres com quem já viveu um romance

Política

Recesso parlamentar da Câmara chega ao fim e sem registro de urgências, aponta Comissão

Próxima sessão ordinária será realizada dia 05 de agosto

Transparência

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Prefeito de cidade de 30 mil habitantes em MS tem 1 milhão de seguidores nas redes sociais

Polícia

Criminosos se passam por servidores do TJMS para aplicar golpes em pastores de MS

Criminosos abordam pastores falando sobre campanha de arrecadação