Pular para o conteúdo
Política

Revogação da taxa do lixo será entregue quando Marquinhos voltar de férias

Prefeito deve entregar minuta a vereadores
Arquivo -

Prefeito deve entregar minuta a vereadores

O projeto de lei que que revoga a taxa de lixo, até então cobrada junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2018, será entregue para apreciação dos vereadores da Câmara Municipal de na próxima quarta-feira (17), quando o prefeito (PSD) retorna de férias.

A informação foi confirmada pelo procurador-geral do município, Alexandre Ávalo Santana. “Quarta-feira ele [Marquinhos] estará aqui. Até terça-feira vai ficar tudo pronto. Aí será encaminhado e a Câmara vai se reunir em urgência para votar está preparada para receber o projeto”, disse Ávalo ao Jornal Midiamax no início da noite desta sexta-feira (12).

O presidente do Legislativo de Campo Grande, vereador João Rocha (PSDB), disse que aguarda o projeto ser protocolizado para dar prosseguimento aos trâmites. “Após ser protocolizado, determino ao apoio que adote os procedimentos para convocar a sessão extraordinária”, explicou.

De acordo com Rocha, os vereadores serão convocados pelos gabinetes, que apesar do recesso estão funcionando, e o chamamento será publicado nos diários oficias da Prefeitura e da Câmara, e a partir de então, abre o prazo de 24 horas para realizar a sessão em que será votada a revogação.

“Assim que protocolizou, passam a bola para a gente. Creio que estão trabalhando com muito cuidado, com muitos detalhes. Essa lei tem uma série de tópicos, é complexa e tem vários itens que devem ser analisados além da questão da taxa de lixo”, detalha o presidente da Casa.

Histórico

No dia 23 de novembro, após 10 dias de tramitação, os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo que criou a taxa de lixo. Na explicação da Prefeitura, a cobrança já era feita e agora só estava sendo descrita com mais clareza. Além disso, foi divulgado que mais de 60% da população teria redução de valor, levando em conta os novos critérios de cálculo estabelecidos pela tal lei.Revogação da taxa do lixo será entregue quando Marquinhos voltar de férias

Mas, desde o final de dezembro, quando os boletos começaram a chegar nas residências, os valores causaram reclamações pelo encarecimento do imposto. Na segunda-feira (8), após reunião com a OAB-MS (Ordem dos Advogados do ), ficou decidido o desmembramento das contas, que até então estavam em um único valor.

Filas enormes se formaram nas centrais do Cidadão e do IPTU. Tendo em vista que faltavam apenas dois dias para o fim do prazo de pagamento com desconto de 20%, que seria nessa quarta-feira (10), e as pessoas queriam quitar a dívida já desmembrada.

Com reclamações e tumulto, o Executivo acabou admitindo erro no cálculo da taxa de lixo e, junto com a Câmara Municipal, o prefeito, que está de férias, decidiu revogar a cobrança extra e estender o prazo para quem quer pagar o IPTU à vista.

(Foto: Arquivo Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Quem vai pagar essa conta mais uma vez são prefeitos’, reclama Paes sobre projeto do IR

Com mais de 140 veículos, Detran-MS está com leilão aberto até dia 14 de abril

Goiânia e São Luís sediarão Jogos Universitários Brasileiros Atléticas

Acampamento Terra Livre debate democracia e direitos indígenas

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Um é morto ao se esconder em casa e atirar contra PM no Santo Eugênio

Moradores da Aldeia Porto Lindo são atendidos em ação com serviços jurídicos

Últimas Notícias

Polícia

Um é morto ao se esconder em casa e atirar contra PM no Santo Eugênio

Foi apreendido um revólver calibre 22 com duas munições deflagradas

Polícia

Homem morre baleado em ocorrência policial na Vila Santo Eugênio

Ele chegou ser levado à UPA

Cotidiano

TJMS coopera com regularização fundiária e outorga títulos a 6 mil famílias em MS

Desembargador representou o Órgão em palestra sobre moradias públicas de Campo Grande

Polícia

Familiares procuram por adolescente que desapareceu no Jardim Tijuca

“Saiu sábado por volta das 17 horas, e até agora não tive notícias", disse a mãe