Recentes episódios na política ressaltam importância na escolha de um candidato a vice
Só o Bispo Marcos Vitor, candidato a vice de Odilon, não aceitou participar do confronto (Fotos: Reprodução)

Além de ser o substituto imediato do Chefe do Poder Executivo, o vice também auxilia o titular do mandato sempre que convocado para representá-lo em agendas especiais. Todavia, episódios recentes na política nacional e regional deram aos candidatos a vices em chapas majoritárias uma importância maior que a esperada no momento da eleição.

Na Capital de Mato Grosso do Sul o ex-vice-prefeito ocupou o posto de prefeito por cerca de 17 meses, durante o mandato de Alcides Bernal (PP), após cassação do progressista pela Câmara de Vereadores, decisão que posteriormente foi alterada pela Justiça.

Outros municípios sul-mato-grossenses, como Jardim, Chapadão do Sul, Bela Vista e Laguna Carapã, também chegaram a ser administrados, por períodos diferentes, pelos políticos no cargo de vice-prefeito, após cassação dos prefeitos eleitos.

Além dos episódios regionais, o próprio presidente atual do país, Michel Temer (MDB), foi eleito vice-presidente, em 2014, de Dilma Rousseff (PT), afastada definitivamente do cargo em agosto de 2016, após impeachment. Outros dois presidentes da República do MDB, José Sarney e Itamar Franco, também chegaram ao cargo por impedimento ou afastamento do presidente eleito.

Debate Midiamax

Nesta segunda-feira (10), o Jornal Midiamax realiza o debate entre os candidatos ao cargo de vice-governador de Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que um veículo de comunicação sul-mato-grossense promove um evento deste molde.

Confirmaram participação do debate, que terá uma proposta de um confronto propositivo baseado nos planos de governo de cada coligação, Tânia Garib (MDB), Ana Maria Bernardelli (REDE), Lucilene Maria da Silva (PT), Diná Freitas (PSOL) e Murilo Zauith (DEM). Apenas o Bispo Marcos Vitor (PRB) não participará do confronto.