Pular para o conteúdo
Política

Quatro já foram presos por crimes eleitorais neste domingo em MS

Quatro pessoas foram presas por crimes eleitorais neste domingo (7) de eleições em Mato Grosso do Sul. Segundo informações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os eleitores foram presos por espalhar santinhos, boca de urna e ingerir bebidas alcoólicas em público. As prisões aconteceram em três cidades do estado. Em Bonito, a 300 km de Campo […]
Arquivo -

Quatro pessoas foram presas por crimes eleitorais neste domingo (7) de eleições em Mato Grosso do Sul. Segundo informações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os eleitores foram presos por espalhar santinhos, boca de urna e ingerir bebidas alcoólicas em público.

As prisões aconteceram em três cidades do estado. Em , a 300 km de , um eleitor foi preso por ingerir bebidas alcoólicas em público na manhã deste domingo (7). No Estado, só é possível consumir bebidas alcoólicas em locais públicos apenas em restaurantes na hora do almoço, entre 11h30 e 14h30. A lei estabelece apenas que o eleitor não fique embriagado durante o dia de votação, para que a ordem pública seja mantida.

Já em Bandeirantes, a 68 km da Capital, dois eleitores foram presos por boca de urna. Em Coxim, a 253 km de Campo Grande, um cabo eleitoral foi preso por espalhar santinhos na madrugada deste domingo (7).

A Polícia Civil, que fez o flagrante do eleitor em Coxim por volta das 4 horas, informou ao jornal Edição MS que o cabo tentou fugir, mas foi levado para a delegacia, onde permanece detido nesta manhã. Segundo apuração do jornal, o cabo foi flagrado quando espalhava santinhos na rua da Escola Estadual Padre Nunes, o maior colégio eleitoral da cidade.

O que não fazer

É proibido distribuir santinhos na seção eleitoral, mas é permitido o uso de peças de vestuário, acessórios (bonés, fitas, broches, bandanas), bem como o porte de bandeira. A manifestação do eleitor nos locais de votação deve ser “individual e silenciosa”, diz a lei.

É proibido levar telefone celular ou câmera fotográfica para a cabine de votação.

Neste domingo, são proibidos comícios e carreatas, propaganda de boca de urna e uso de alto-falantes e amplificadores de som. E, até o término do horário de votação, são proibidas aglomerações de pessoas com roupa padronizada e propaganda, com ou sem uso de veículos.

Tanto a compra como a venda de votos são crimes eleitorais, puníveis por até 4 anos e pagamento de multa. Além disso, o candidato pode ter o registro ou o diploma cassados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mharya

Campo-grandense deixou MS há 10 anos para viver vitórias do jiu-jitsu nos EUA

Salários de julho dos servidores municipais de Dourados já estão disponíveis para saques

Em três dias, MS tem tempestades com 412,9 mil raios e queda de energia

ms pavimentação

Pavimentação de 17 km da MS-444 vai custar R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

renata saldanha campea do bbb 25 recebe premio

‘A surucucu voltou’: Lembra dela? Campeã do BBB 25 chora ao receber prêmio do programa ao som de louvor

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça absolve colombiana que usava carcaça de animais em obras de arte

Artesã foi denunciada por supostos crimes ambientais

Política

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e ainda passará por análise de duas comissões

Política

VÍDEO: comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que EUA perde com tarifaço de Trump

Nelsinho chama tarifaço de 'perde-perde' e mostra como será a realidade dos estados norte-americanos se a medida for realmente adotada

Polícia

Rodovias de Mato Grosso do Sul ocupam primeiro lugar no ranking de maiores apreensões de cocaína

Em duas rodovias do Estado, foram apreendidas mais de 5 toneladas de cocaína