Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura tem 10 dias para regularizar situação de transporte escolar terceirizado

Recomendação é do MPE-MS
Arquivo -

Recomendação é do MPE-MS

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) recomendou ao prefeito de , Enelto Ramos, bem como ao gerente municipal de Educação, José Lídio Santos, que regularizem a frota do dentro de 10 dias. Os ônibus devem estar em perfeitas condições para uso e com selo de inspeção do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).

Além disso, devem manter regular o transporte escolar de crianças das áreas urbana e rural, de modo que nenhuma perca aula por não ter como chegar à escola, “devendo o município substituir os ônibus que estejam em manutenção por outro que estejam em bom estado de conservação, com a manutenção em dia.Prefeitura tem 10 dias para regularizar situação de transporte escolar terceirizado

Os dois devem, ainda, fiscalizar as empresas terceirizadas que realizam o transporte escolar no município, a fim de que utilizem apenas ônibus em boas condições de uso, com a manutenção em dia, pneus em bom estado de conservação, itens de segurança em todos os assentos (além dos obrigatórios ao veículo), devendo todos os veículos estarem com o selo de vistoria obrigatória do Detran-MS.

A recomendação foi feita após constatação, por meio de inquérito civil, de que a frota de ônibus que realiza o transporte escolar na zona rural e urbana não estava sendo realizada de acordo com os ditames legais pela gestão municipal anterior, uma vez que foram detectados, pelo Conselho Tutelar, vários equipamentos de segurança danificados e em mau estado de conservação, bem como que inexistia a figura do monitor que deveria estar presente durante o percurso.

Ao ser questionado, o Município informou que recebe recursos do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar), utilizando-o para pagamento de terceiros que têm contrato com a prefeitura e prestam serviços de transporte escolar, bem como discriminou quais são os veículos utilizados para tal finalidade, além de informar que os mesmos passam por uma vistoria semestral do Detran.

Mas não foram encaminhadas cópias do processo licitatório e dos contratos efetuados com as empresas que realizam o transporte escolar, bem como não foi encaminhada a lista contendo as linhas e itinerários do transporte escolar rural ou documentos comprobatórios das regularidades das frotas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais