O deputado estadual Zé Teixeira e o federal Luiz Henrique Mandetta, ambos do DEM, se reuniram na noite desta terça-feira (17) no gabinete do 1º secretário da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) com o pré-candidato ao Senado e primo de Mandetta, Nelsinho Trad (PTB) e o ex-secretário e articulador político do PSDB Sérgio De Paula. Após pelo menos 3 horas de conversa, a pauta, aliança do DEM com os tucanos, ficou indefinida.

Nelsinho, Mandetta, De Paula e Zé Teixeira deixam reunião sem definir aliança com Reinaldo
Mandetta deixa ALMS com propostas do PSDB para composição

Na saída do encontro, Mandetta disse ao Jornal Midiamax que apenas foi buscar as propostas do PSDB de composição de chapa proporcional para levar em reunião com a executiva nacional nesta quarta-feira (18).

“Mais cedo, a deputada federal Tereza Cristina (DEM) levou as propostas do MDB. Amanhã devemos discutir com a nacional quais são as propostas formalizadas dos dois partidos para decidir qual a melhor composição para alianças”, explicou o deputado.

Mandetta disse ainda que se não houver consenso, a nacional deverá decidir o apoio em Mato Grosso do Sul. “Se não houver consenso, usaremos a nacional como mediadora, para que aponte o caminho”, frisou.

Nada certo ainda

Zé Teixeira apontou que nada está certo ainda. “Existe a proposta de vice ser o Barbosinha e o Murilo ao Senado, mas é só isso. O PSDB ainda não sinalizou se vai fazer parte desta composição ou não”.

Nelsinho, Mandetta, De Paula e Zé Teixeira deixam reunião sem definir aliança com Reinaldo
O articulador do PSDB, Sérgio De Paula

Sérgio De Paula disse que apenas entregou a proposta de composição aos deputados e que, por isso, participou da reunião. Questionado porque estaria no encontro, já que negou articular a aliança, desconversou. “Isso tudo é com o presidente estadual, o deputado Beto Pereira”.

Nelson Trad Filho não parou para falar com a reportagem ao ser levado para casa pelo seu motorista. Presidente estadual do PSDB, Beto Pereira não atendeu as ligações feitas pelo jornal.

Gente demais para Deputado Federal

Presidente estadual do DEM, Murilo Zauith insiste que a composição com o PSDB ficaria ‘inchada’ por ter sete fortes pré-candidatos a deputados federais. “Os dois deputados federais ainda não se ajeitaram porque o PSDB tem cinco candidatos federais na coligação. E pelas contas deles só cinco se elegem. Então não caberiam os nossos federais lá [na chapa deles]. E com o André, são poucos e só se elege um, o que gera uma insegurança partidária, mas é uma outra saída”, explicou Murilo Zauith, pré-candidato ao Senado.

Nas últimas eleições proporcionais, os pré-candidatos estiveram entre os mais votados em Mato Grosso do Sul. Alcides Bernal com 204.262 votos (para o Senado em 2014), Geraldo Resende com 87.546 votos, Tereza Cristina com 75.149 votos, Fábio Trad com 67.508 votos, Henrique Mandetta com 57.374 votos, Beto Pereira com 27.182 votos e Rose Modesto com 10.813 votos (para a Câmara de vereadores de Campo Grande em 2012).

Uma chapa com aliados também não agrada, porque pelas contas do partido somente um demista seria eleito.

Mandetta deputado estadual?

O PSD conta ainda com mais uma ‘baixa’ da pré-candidatura a deputados federais já eleitos. Nos bastidores, a discussão seria de uma proposta para convencer Mandetta a desistir da pré-candidatura a federal e tentar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Questionado sobre a possível não candidatura à reeleição como deputado federal, em troca de disputar uma vaga de deputado estadual, Mandetta não negou. “Tudo é possível. Inclusive eu ainda posso sair candidato ao governo do Estado”, desconversou.

“Não há nenhuma preocupação do partido com a questão do número de pré-candidatos. Se a gente analisar bem, existem uns dez candidatos competitivos para as oito vagas. Dos eleitos, o Zeca [do PT] é pré-candidato ao Senado e outro deve desistir”, contabiliza Lacerda. “Seriam então três ou quatro não eleitos disputando por essas duas vagas”.