Marun participa de comitê de candidatura do Forte Coimbra como patrimônio da Unesco

Neste sábado (18), o Forte Coimbra, em Corumbá, recebeu comitiva que participou da instalação de comitê que fará a candidatura do espaço que quer se tornar Patrimônio Mundial da Unesco. O ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Marun (MDB), participou do evento.

O Comitê é formado por mais de 30 membros, representando a União, Estado, o município de Corumbá, Universidades, o Exército e a Comunidade de Forte Coimbra.  O seu objetivo é estabelecer as diretrizes, conceitos e ações para a elaboração de um dossiê técnico a ser apresentado a Unesco para que o Forte seja incluído na lista do Patrimônio Cultural Mundial.

“É de grande relevância ao Brasil e, especialmente a Mato Grosso do Sul, que nossa história tenha a devida homenagem. Além disto, isto pode proporcionar um grande incremento no turismo em Mato Grosso do Sul”, disse Marun.

Também estiveram na instalação do comitê a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Katia Bogéa e o senador Pedro Chaves (PRB).

O Forte

Instalado em 1775 e tombado pelo Iphan em 1974, o Forte Coimbra está localizado na Margem direta do Rio Paraguai, no Pantanal Sul Matogrossense, em um local de grande beleza. Foi palco de históricos combates tanto nas Guerras entre Portugal e Espanha quanto na Guerra do Paraguai.

Faz parte de uma lista de 19 fortalezas que compõem o Conjunto de Fortificações do Brasil. Essas construções integram a Lista Indicativa brasileira a Patrimônio Mundial da Unesco. A meta é que em três anos este reconhecimento possa ser concretizado.