Pular para o conteúdo
Política

Marquinhos diz que inadimplência tem aumentado e Refis é ‘mal necessário’

Precisando abrir mão de dinheiro para conseguir recuperar parte de dívidas de contribuintes inadimplentes, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) classificou como “mal necessário” ter de fazer Refis (Programa Especial de Refinanciamento de Débitos) para trazer um alívio aos cofres do município. A Prefeitura de Campo Grande vai renegociar dívidas de contribuintes relativas a impostos c...
Arquivo -
iptu2.jpg
Prefeitura pretende melhorar arrecadação com , ISS e outros impostos (Reprodução: PMCG)

Precisando abrir mão de dinheiro para conseguir recuperar parte de dívidas de contribuintes inadimplentes, o prefeito (PSD) classificou como “mal necessário” ter de fazer Refis (Programa Especial de Refinanciamento de Débitos) para trazer um alívio aos cofres do município.

A Prefeitura de vai renegociar dívidas de contribuintes relativas a impostos como IPTU, ISS e ITBI nos meses de setembro e outubro. A proposta já teve o aval dos vereadores e aguarda sanção e publicação no diário oficial do município.

“É um mal necessário, infelizmente. O índice de inadimplência aumenta, por mais que a gente tenha mostrado para a população que os impostos deles estão sendo retornados nas melhorias de Campo Grande”, disse Marquinhos durante a inauguração da Clínica da Família no bairro Nova Lima, na manhã desta quarta-feira (29).

O chefe do Executivo afirma ter usado apenas verbas dos cofres do município para execução de obras, pois não conta com dinheiro do governo federal e com contrapartida “tímida” da esfera estadual, apesar de ponderar que qualquer valor atualmente é importante e faz diferença.

“Ninguém deixa de pagar porque quer. A situação econômica do país hoje fez diminuir o orçamento familiar de muitas pessoas. […] Então é oportunidade para as pessoas. Não é um estimulo para a inadimplência porque os adimplentes não ficam descontentes, é uma minoria”, conclui o prefeito.

Refis

Poderão ser incluídos na renegociação parcelas vencidas de quaisquer créditos tributários e não tributários, decorrentes de saldos remanescentes de parcelamento ou reparcelamento, exceto os oriundos de infração de trânsito; indenização devida ao município por dano causado ao seu patrimônio e débitos de natureza contratual.

Para o benefício fiscal ser concedido, o pagamento da dívida deve ser efetuado dentro do prazo de vigência do programa, que inicia no dia 1º de setembro e termina no dia 31 de outubro de 2018.

Para aderir ao Refis, o contribuinte deverá solicitar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal – Guia DAM com o benefício concedido para pagamento à vista, ou parcelado, na Central de Atendimento, antiga Câmara Municipal, localizado na Rua Arthur Jorge n. 500, Centro.

Quem optar pelo pagamento à vista terá 90% (oitenta por cento) de desconto dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa, para pagamento ate 30 de setembro 2018. 85% para pagamento até 31 de outubro de 2018.

No caso de pagamento parcelado ou reparcelamento, com até seis parcelas será concedido 75% de desconto dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa para pagamento até 30 de setembro de 2018 e 70% para pagamento até 31 de outubro de 2018.

Para pagamento parcelado ou reparcelamento de até 12 parcelas serão concedidos os seguintes benefícios fiscais:  desconto de 30% dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa para pagamento até 30 setembro de 2018; desconto de 25% dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa , para pagamento até 31 outubro de 2018.

A multa por descumprimento de obrigação acessória ou de natureza não tributária será paga somente à vista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ufms

UFMS abre inscrição de concurso público para professores nesta sexta-feira

Prefeitura anuncia fim da situação de emergência na saúde em Campo Grande

Guias de licenciamento do Detran/MS não serão mais enviadas por Correios a partir de agosto

VÍDEO: Atentado contra brasileiro foi flagrado por câmeras de segurança na fronteira

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

VÍDEO: Cabine de caminhão prancha fica destruída após incêndio em Rio Verde

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Feminina entra em campo pela vaga na final da Copa América

Em jogo decisivo, quem vencer garante vaga na grande final contra a Colômbia

MidiaMAIS

De passeio com família em Bonito, Mateus Solano saboreia culinária sul-mato-grossense

Ator experimenta culinária e turismo de Bonito com esposa e filhos

Cotidiano

Motorista de ônibus abandona cadeirante em terminal após problema em elevador

Caso aconteceu no Terminal General Osório, na linha 212

Cotidiano

Fraude do INSS: Governo Federal utiliza WhatsApp para orientar beneficiários e alerta para novo golpe

A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025