Pular para o conteúdo
Política

Marina herda 21% dos votos de Lula; provável sucessor, Haddad fica com 9%

A candidata da Rede, Marina Silva, é a que mais herda votos dos eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num cenário sem o petista hoje. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (22), a ex-senadora é, neste caso, a preferida de 21% dos que dizem que votariam em Lula. Na sequência, […]
Arquivo -

A candidata da Rede, , é a que mais herda votos dos eleitores do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) num cenário sem o petista hoje. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (22), a ex-senadora é, neste caso, a preferida de 21% dos que dizem que votariam em Lula.

Na sequência, aparece Ciro Gomes (PDT), com 13% dos votos do petista, e só então vem o provável sucessor do ex-presidente, o ex-prefeito (PT), com 9% dos votos inicialmente destinados a Lula.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais, Haddad empata com os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB), que recebem 7% dos votos de Lula cada.

Preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente se encaixa na Lei da Ficha Limpa e já teve o registro de candidatura contestado. Na pesquisa divulgada nesta quarta (22), ele aparece com 39% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Sem Lula -que é o cenário mais provável-, Bolsonaro lidera, com 22%.

Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, em anos anteriores, Marina também aparecia herdando votos do PT por uma semelhança no eleitorado.

“Há uma identificação da trajetória de vida de Marina com a trajetória de vida do Lula. E o eleitorado do Lula também, a exemplo do eleitorado de Marina, é mais feminino”, afirma Paulino.

O paralelo não se dá apenas no voto das mulheres -na ausência de Lula, é Marina quem lidera entre elas. Os dois também têm melhor desempenho entre eleitores de 24 anos ou menos, com ensino fundamental e que recebem até dois salários mínimos.

Nesta quarta (22), em visita a agricultores na zona rural de , Marina, que cresce de 8% para 16% nas intenções de voto num cenário sem Lula, disse que se recusa a traçar uma estratégia para herdar votos do ex-presidente.

“Eu não trato os votos das pessoas como se fossem uma herança. O voto do cidadão é livre e ele vai dar a quem achar que é melhor para o Brasil”, afirmou a presidenciável. Outro que dobra as intenções de voto num cenário sem Lula é Ciro: de 5% para 10%.

VOTO NULO

A sondagem mostra ainda que 28% dos que dizem que votariam em Lula declaram hoje que anulariam seu voto em outubro se o ex-presidente não concorrer.

Paulino, contudo, afirma que a pesquisa é um retrato deste momento anterior ao início do horário eleitoral gratuito.

“É muito possível que, a partir do momento que comece a campanha na TV, e a possível participação de Haddad em entrevistas e debates, essa associação [com Lula] seja feita de uma forma mais intensa”, afirma.

Entre os que dizem não saber em quem votar num cenário sem Lula, 60% dizem não conhecer Haddad. Nas regiões Norte e Nordeste, mais da metade dos eleitores não sabe quem é o ex-prefeito de São Paulo.

Outro termômetro para medir a transferência de votos de Lula é a efetividade do seu apoio a um candidato. Na pesquisa, 48% disseram que não votariam em um candidato indicado pelo petista, enquanto 31% disseram que o fariam.

“Mas essa transferência não é automática. Vai depender muito da comunicação e do tempo disponível para que esses eleitores do Lula que têm menos contato com informação tomem conhecimento que Haddad é o candidato dele”, destaca Paulino.

Entre os eleitores dos demais candidatos, o que se apresenta mais fiel em uma disputa sem Lula é o de Bolsonaro: 92% dos eleitores seguem com o capitão reformado mesmo com o petista fora da corrida, contra 71% de Geraldo Alckmin (PSDB) e 77% de Marina, por exemplo.

O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios. A margem de erro do levantamento, uma parceria da Folha de S.Paulo e da TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

tereza carrefour lei da reciprocidade

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Últimas Notícias

Brasil

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Nas costas da jovem, escreveram a sigla “PCC”, numa tentativa de despistar os investigadores

Polícia

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Eugênio tem histórico marcado por suspeitas de atuação no narcotráfico da fronteira com Coronel Sapucaia

Cotidiano

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

Mobilização acontece desde o início da noite desta sexta-feira, e reúne cerca de 40 veículos segundo o presidente da associação que representa a categoria

Polícia

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Acusado tentou se esconder no banheiro ao ser encontrado pela polícia no Jardim Joquei Club