Ruas com asfalto e em boas condições é o desejo de praticamente todo morador e a dificuldade de vários gestores públicos. Com objetivo de auxiliar as prefeituras na pavimentação, a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) apresentou a prefeitos de Mato Grosso do Sul o “kit pavimentação”, que pode baratear em até 40% os serviços de asfalto nas cidades.

A ideia foi apresentada nesta quarta-feira (25) por técnicos da Sudeco durante encontro com prefeitos e secretários municipais, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), na Capital.

O kit pavimentação faz parte de um bando de projetos da superintendência, que é ligada ao Ministério da Integração Nacional. Segundo a Sudeco, o kit funciona como uma miniusina, que proporciona a pavimentação de asfalto e revitaliza os que já existem.

Compõem o kit um caminhão toco, um rolo compactador liso, um rolo compactador pé de carneiro, um espargidor de 6.000 litros e um distribuidor de agregados. Com a aquisição dos kits, que não tiveram valores divulgados, as prefeituras fariam o próprio asfalto ao invés de contratar empreiteiras terceirizadas. Com isso, a economia seria de 30% a 40% no serviço.

Além do kit pavimentação, a Sudeco também propôs outros projetos para as prefeituras: pontes metálicas, caminhão coletos de lixo e capacitação de segmentos que ajudem no desenvolvimento das regiões.

Superintendente da Sudeco, Marcos Henrique Derzi afirmou que os projetos atendem as prefeituras e consequentemente os moradores. “Com as atuais restrições orçamentárias, o caminho mais fácil para viabilizar financeiramente os projetos da carteira da Sudeco é sensibilizar os parlamentares federais de suas regiões para a indicação de emendas ao Orçamento”.