Pular para o conteúdo
Política

Justiça Federal suspende direitos políticos e vereador de Dourados perde o mandato

O ex-prefeito Braz Melo (PSC) foi condenado por improbidade administrativa pela 1° Vara da Justiça Federal de Dourados. Com a suspensão dos diretos políticos por oito anos, Braz que administrou a cidade por dois mandatos também perde o cargo de vereador. Além disso, o político fica proibido de contratar com o Poder Público ou de […]
Arquivo -

O Braz Melo (PSC) foi condenado por improbidade administrativa pela 1° Vara da Justiça Federal de . Com a suspensão dos diretos políticos por oito anos, Braz que administrou a cidade por dois mandatos também perde o cargo de vereador. Além disso, o político fica proibido de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais seja física ou juridicamente pelo prazo de 10 anos.

A ação que culminou na condenação do vereador teve início em 2008, após o MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) ingressar com ação civil pública por cessões e doações de áreas públicas a servidores públicos que não se enquadravam nos requisitos legais para tanto.

Braz Melo foi eleito com 2.107 votos. Ele já esgotou os recursos e a decisão é considerada irreversível. Em junho, o MPF (Ministério Público Federal) já havia comunicado à Câmara de Vereadores de Dourados sobre a perda dos direitos políticos do ex-prefeito.

O político de 71 anos ainda foi condenado a pagar R$ 2,6 milhões no prazo de 15 dias, sob pena de acréscimo de multa de 10% sobre o valor total. A sentença também implica o ex-prefeito Humberto Teixeira e os ex-secretários Luiz Antônio Maksoud Bussuan e Eduardo Otávio Teixeira Marcondes.

“Diante da rejeição da matéria de defesa alegada pelo réu Antonio Braz Genelhu Melo, cadastre-se no sistema INFODIP a penalidade de suspensão dos direitos políticos deste réu (8 anos)”, diz o despacho eletrônico do juiz Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva.

Ao Jornal Midiamax, a presidente da Casa, vereadora Daniela Hall (PSD) afirmou que Braz Melo já foi comunicado da decisão e que a mesa diretora decidiu pela perda do mandato. “A mesa diretora de reuniu na sexta-feira e decidiu pela perda do mandato do vereador em razão da decisão que o condenou. Ele já foi notificado e a decisão da Casa será publicada no Diário Oficial”, disse.

Após a publicação, a suplente do vereador, Denize Portolann assume o mandato até o fim da legislatura. Denize já ocupou o cargo de secretária de Educação na gestão Délia Razuk (PR).

A reportagem não conseguiu contato com o vereador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
grilagem de papel

Defesa alega diabetes, mas Justiça nega pedido para soltar ‘elo’ da Grilagem de Papel

Ao menos 48 palestinos morrem à espera de ajuda humanitária; enviado de Trump chega a Israel

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Festival do Sobá 2025 Marca o Centenário da Feira Central com Programação Cultural Ampliada

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Carlinhos Maia se pronuncia sobre suposto affair com barman: ‘Deixa falar…’

Últimas Notícias

Cotidiano

Revitalização da antiga rodoviária deve ser concluída ainda em 2025, diz secretário

A informação foi revelada pelo secretário de Infraestrutura durante uma agenda pública desta quinta

Polícia

Corregedoria abre investigação contra PM que perseguiu adolescente e  fez disparos em Campo Grande 

Adolescente mantinha um relacionamento com o militar

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca advogado, assistente social e agente de limpeza

Em editais publicados no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (31), a Prefeitura da Capital divulgou a lista de convocados em diversos processos seletivos. A lista inclui advogado, assistente social e agente de serviços de limpeza. Os aprovados ao cargo de assistente social deverão orientar e auxiliar a população em situação de vulnerabilidade. Já o advogado deverá prestar … Continued

Política

Adriane Lopes vai anunciar 100 obras para comemorar aniversário de Campo Grande

A divulgação das obras que serão concluídas deve acontecer no dia 04 de agosto