Com a aceitação do juiz federal para assumir o a pedido do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a vaga na 13ª Vara Federal deve ser assumida, temporariamente, pela juíza federal Gabriela Hardt.

Hardt será responsável por todos os processos antes acompanhados por Moro, até que o juiz titular assuma o cargo por meio de concurso interno a ser realizado.

Gabriela já havia substituído Sergio Moro em 2015, e foi responsável pela determinação de quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro José Dirceu, um dos envolvidos na Lava Jato. Em maio deste ano, Hardt expediu o mandado de prisão de Dirceu, também em substituição a Moro durante uma viagem do juiz para fora do país.

Quem é Gabriela Hardt

Conheça a juíza que assumirá a Lava Jato em substituição a Sérgio Moro
(Foto: Reprodução/Facebook)

Nascida em Curitiba, Gabriela se formou em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e, em 2007 foi aprovada no concurso para juíza.

Em 2009, Hardt foi designada para assumir a Vara Federal de Paranaguá, litoral do Paraná. Depois de 5 anos, Gabriela retorna à Curitiba para exercer a função de juíza substituta na 13ª Vara Federal, onde atua Sergio Moro.

A 13ª Vara Federal de Curitiba ficou conhecida no Brasil todo pelo fato de ser onde corre o processo da Lava Jato, considerada a maior operação contra a corrupção no país.