Pular para o conteúdo
Política

Figura emblemática: OAB e Academia de Letras de luto por morte de Wilson

Ex-governador morreu aos 100 anos, em Campo Grande
Arquivo -

Ex-governador morreu aos 100 anos, em

Além de comandar a prefeitura de Campo Grande, o Governo de Mato Grosso do Sul e ainda ocupar cadeira na Câmara dos Deputatos e no Congresso Nacional, Wilson Barbosa Martins, também foi figura emblemática na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), entidade que teve Wilson como seu primeiro presidente. O ex-governador morreu na manhã desta terça-feira (13), na Capital, aos 100 anos.

Em nota, a OAB relembrou que Wilson foi quem presidiu pela primeira vez a entidade, entre os anos de 1979 e 1981 e também ressaltou a homenagem feita no ano passado pela Ordem em razão dos 100 anos de Wilson.

“A família OAB/MS perdeu seu maior líder, o democrata dos democratas, o homem que inspirou gerações a fazer esse trabalho incansável em prol de toda sociedade. Um homem além do seu tempo, que tinha o dom de saber se expressar, em muitas vezes até mesmo com o olhar. Um homem que viveu todas as alegrias e tragédias da nação brasileira”, disse o atual presidente Mansour Elias Karmouche.

Outra entidade que homenageou Wilson Barbosa recentemente e também está de luto é a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. O ex-governador ocupava a cadeira 38 da academia.

Wilson foi classificado pela escritora já falecida e integrante da academia, Maria da Glória Sá Rosa, como “cavaleiro da saga medieval, preocupado com a Justiça, com os direitos humanos e tornou-se uma das figuras mais emblemáticas e fundamentais na construção de Mato Grosso do Sul”.

Morte

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins morreu na madrugada desta terça-feira (13), em sua residência, na rua 15 de Novembro, em Campo Grande. Ele estava sob cuidados médicos em casa.

Figura emblemática: OAB e Academia de Letras de luto por morte de Wilson

História

Eleito prefeito de Campo Grande na legenda da UDN em outubro de 1958, assumiu a prefeitura em janeiro do ano seguinte. Em outubro de 1962 elegeu-se deputado federal por Mato Grosso, ainda na UDN. Deixando a prefeitura em janeiro de 1963, ocupou a cadeira na Câmara dos Deputados em fevereiro seguinte.

Nas eleições de novembro de 1982 foi eleito governador do estado de Mato Grosso do Sul na legenda do PMDB. No pleito de outubro de 1994 foi novamente eleito governador do Mato Grosso do Sul, na legenda do PMDB, já no primeiro turno e com 41,43% dos votos. Wilson Martins passou o governo para Zeca do PT em 1º de janeiro de 1999.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais